Uso consciente dos aplicativos de mensagem

Quando usados em excesso, os aplicativos de mensagens podem gerar estresse, ansiedade e até depressão entre os usuários.

 Ao longo do dia, quantas vezes você pega o celular para checar novas mensagens? Com quantos grupos de amigos, familiares e colegas de trabalho conversa diariamente? Qual sua tolerância na espera de uma resposta?

De acordo com pesquisa de 2017 do Datafolha, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens preferido por 89% dos brasileiros. Com 120 milhões de usuários no Brasil, o número equivale a mais da metade da população do país.Rapidamente disseminados, esses aplicativos facilitam a comunicação entre pessoas de qualquer lugar. Mas, como consequência, o estresse causado pela conexão ininterrupta vem desencadeando cada vez mais casos de ansiedade e até depressão entre os usuários.

Sintomas e diagnóstico

O uso recorrente dos aplicativos de mensagens torna-se um problema a partir do momento em que traz prejuízos físicos, sociais e emocionais para os indivíduos. 

Tanto a expectativa de que a outra pessoa responda instantaneamente, quanto a vontade de responder rapidamente a todas as mensagens que chegam alimentam a ansiedade – ainda mais quando os avisos sonoros estão ativos no celular.

Diante do medo de perder algo, o usuário sente a necessidade de estar sempre online, ainda que não tenha recebido nenhuma mensagem. Ao ser obrigado a se distanciar, pode apresentar forte mau humor, ansiedade, estresse, tédio e solidão. Em casos mais graves, até mesmo depressão.

O paradoxo, no entanto, é que ao escolherem o mundo virtual, deixam de aproveitar a própria vida real em sua plenitude. Afinal, quantas vezes não curtem uma boa conversa entre amigos para acompanhar o feed no celular?

 Ausência de limites entre trabalho e vida pessoal

Os aplicativos de mensagens se tornaram também ferramentas importantes no ambiente de trabalho. No entanto, a falta de limites de horário para uso pode colaborar para um estado permanente de estresse e atenção dos funcionários. 

Se uma mensagem corporativa chega às 23h da noite, ela interfere na vida privada das pessoas e faz com que elas, de repente, se vejam ligadas, como se ainda estivessem em horário de trabalho, em atividade. 

Por isso, ao chegar em casa, é fundamental que você desligue o celular do trabalho e não entre no e-mail da empresa. Priorize um estilo de vida saudável e a sua saúde mental. Isso sim é sinônimo de sucesso!

Alerta: 5 sinais que podem indicar o uso excessivo dos aplicativos de mensagens

– Você muda a sua imagem de perfil ou status todos os dias.

– Checa constantemente o aplicativo, mesmo quando está na companhia dos amigos e familiares.

– Uma mensagem visualizada e sem resposta é sinônimo de briga para você.

– Verifica o aplicativo mesmo quando não recebe nenhuma notificação de mensagem.

– A primeira coisa que você faz ao acordar é checar o aplicativo. E a última coisa antes de dormir também.

Deixe um comentário