Últimas notícias da VTM

pessoa com ansiedade

Ansiedade – 5 pensamentos diários de quem sofre com esse transtorno

Quem sofre com ansiedade constantemente é tomado por pensamentos fixos, que se transformam em preocupações excessivas e afetam sua saúde

Você sente que vive na expectativa por problemas ao invés de aproveitar as coisas boas que estão acontecendo agora? É tomado por pensamentos fixos que se transformam em preocupações excessivas? Então, atenção, pois a ansiedade pode estar tomando conta da sua vida, e prejudicando sua saúde e rotina.

Basta pensar nas reações físicas que sentimos quando estamos muito ansiosos: falta de ar, boca seca, taquicardia, tremedeira, suor frio. Sem falar nos problemas psicológicos, como insônia, insegurança, medo, irritabilidade, tristeza.

Abaixo, conheça alguns dos pensamentos estressantes que despertam a ansiedade no seu dia a dia. E lembre-se, com o tratamento correto, esses sintomas podem ser reduzidos e sua qualidade de vida melhorada significativamente!

“Disse algo errado, que ofendeu alguém”

Uma simples conversa pode se tornar fonte de tormento para uma pessoa ansiosa. Ela se questionará o tempo todo se disse algo da maneira errada, se poderia ter sido mais eloquente ou engraçada, se não ficaram chateados com alguma coisa que ela disse.

“Vou a um evento público e, com certeza, não gostarão de mim”

Pessoas ansiosas têm uma preocupação constante com a opinião e os pensamentos alheios, além da dificuldade de se expressar. Em uma festa ou evento, por exemplo, achará que está fazendo algo errado, que os outros não gostam ou estão rindo dela. Muitas vezes, irá preferir até não ir para evitar tanto sofrimento.

“Mas se eu fizer isso pode dar errado”

Quem sofre com ansiedade está sempre na expectativa por problemas e notícias ruins, mesmo quando tudo vai bem. A todo momento se preocupa com situações que ainda nem aconteceram, mas que tem certeza de que darão errado assim que chegarem.

Por isso, é importante lembrar que a ansiedade determina a forma como interpretamos e priorizamos os problemas. Quando estamos pressionados, somos incapazes de considerar mais de uma opção ou acreditamos que não existem alternativas viáveis. Mas, nos dias em que estamos felizes e otimistas, confiamos em nossa capacidade e a mente se abre para enxergar diferentes soluções e pontos de vista.

“E se eu me esqueci de fazer isso?”

Desenvolver pensamentos e rituais compulsivos é comum em pessoas que sofrem com ansiedade. Por exemplo, checar várias vezes se trancou a porta, desligou o fogão, apagou as luzes. Esses podem ser os primeiros sinais de um transtorno obsessivo-compulsivo, e pedem atenção!

“Se eu cometer um erro no trabalho, serei julgado e demitido”

Trabalhadores ansiosos sempre tentam realizar com perfeição e dedicação excessiva qualquer tarefa. No entanto, para alcançar esse patamar e ficarem satisfeitos, muitas vezes levam um tempo maior do que o necessário. É fácil, então, imaginar o desgaste mental e os desafios enfrentados por esse profissional.

Compartilhe este post:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *