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Cinco atitudes para turbinar seu poder de concentração

Hoje, a capacidade de ser multitarefa é um desafio para outra habilidade mais importante: a da concentração. Mas, como mantê-la quando somos constantemente bombardeados por estímulos sensoriais, informações e cobranças de resultados que afetam diretamente o nosso estado emocional e nossa atenção?
De acordo com a neurologista Vanessa Müller, diretora-médica da VTM Neurodiagnóstico, o estresse e a fadiga, além de predisporem aos distúrbios de humor, prejudicam várias capacidades cognitivas como a atenção e a concentração, reduzindo o desempenho e a produtividade. A tecnologia, segundo a especialista, é, ainda, outro aspecto importante que dá tom ao problema:
– A necessidade de estar ligado em tudo o que acontece, o tempo todo, faz com que as pessoas, quando deveriam relaxar, fiquem online em seus telefones e tablets, provocando ainda mais fadiga mental. E quando deveriam estar focadas no trabalho, ficam dispersas, dividindo a atenção para execução das tarefas, diminuindo a produtividade.
Mas é possível, sim, reaprender a se concentrar. Algumas atitudes simples ou tratamentos modernos já trazem resultados animadores até para os mais dispersos. Confira, abaixo, as dicas da neurologista Vanessa Muller.
– Higiene do Sono
Evite ver TV ou trabalhar na cama. Evite tomar estimulantes como café e guaraná após às 18h. A qualidade do sono é determinante para um bom desempenho cognitivo, por isso, durma uma quantidade de horas que você acorde descansado.
– Faça uma coisa de cada vez
Nada de realizar duas tarefas ou mais ao mesmo tempo. Embora hoje em dia se fale muito de cérebro multitarefa, se sabe que o tempo somado na execução de duas tarefas juntas é maior do que se o indivíduo executar uma por vez. Realize-a, no máximo, por 50 minutos, intercalando a próxima com um período de 10 minutos para relaxamento.
– Alimente-se regularmente
A baixa de glicose reduz a atividade cerebral e diminui a capacidade cognitiva, principalmente a atenção. Além disso, a fome gera irritação. Também beba bastante água e evite refrigerante. Eles apresentam alto teor de sódio, que, em excesso, pode ser prejudicial para atividade cerebral.
– Medite
Já foi comprovado que durante a meditação há produção de ondas cerebrais chamadas gama, um sinal de função mental superior. Além disso, há um aumento da atividade cerebral da região frontal, que está relacionado a um estado de concentração intensa.
 
– Estimulação Magnética Transcraniana
 
A técnica estimula determinadas partes do cérebro por meio de ondas eletromagnéticas, modificando e equilibrando atividades cerebrais. Considerando que a concentração está relacionada à baixa da atividade do córtex pré-frontal, a estimulação possibilita um aumento da atividade neuronal na área, resultado no aumento da habilidade cognitiva. É uma técnica aprovada pela Anvisa, indolor, segura, e que pode ser realizada no próprio consultório médico, com poucos ou nenhum efeito colateral.
Ouça a entrevista da Dra. Vanessa Müller para a Rádio Globo: 
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