Últimas notícias da VTM

meditação

O lado científico dos – muitos – benefícios da meditação

Prática da meditação proporciona uma rotina mais saudável, feliz e positiva

Além de trazer uma sensação de bem-estar à mente, a meditação aumenta a concentração, melhora a qualidade do sono e ajuda no combate a doenças crônicas, ansiedade e depressão.

De acordo com um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com situações de estresse. Isso porque, durante a prática, a enzima telomerase – ligada ao sistema imunológico – tem a sua ação intensificada em até 30%.

A mesma conclusão foi apontada em outro estudo conduzido no Hospital Israelita Albert Einstein, no Brasil. Oito semanas de práticas regulares de meditação, relaxamento e psicologia positiva foram capazes de reduzir em 35,3% os sintomas de estresse, 27,8% os sentimentos de tristeza e preocupação e 14% as emoções negativas – como medo e irritação.

Benefícios da meditação nos sintomas da depressão

Pessoas com depressão sentem uma melhora significativa ao incorporarem a meditação em sua rotina. Além de aliviar os sintomas de tristeza, desânimo, insônia e apatia, há também uma importante redução na incidência de recaídas em quem pratica a atividade.

Estudos apontam, ainda, outras alterações fisiológicas benéficas que acontecem no organismo durante a meditação. Na área cerebral, por exemplo, há ampliação das ondas relacionadas ao relaxamento.

As células do corpo também têm um menor gasto de oxigênio, o que ajuda na redução da frequência cardíaca. Por fim, há uma maior produção de dopamina e serotonina, explicando o aumento das sensações de prazer, motivação e energia.

Conheça os principais benefícios da meditação

– Redução do estresse e da ansiedade

– Melhora no desempenho e satisfação no ambiente de trabalho

– Aumento do bem-estar e da autoestima

– Diminuição da insônia

– Alívio nos sintomas da depressão

– Melhora na concentração, memória e criatividade

– Fortalecimento no sistema imunológico

– Redução da pressão arterial

Compartilhe este post:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *