Últimas notícias da VTM

Tratamento para uso de substâncias e dependência: do bad boy ao super-herói

O filme Homem de Ferro se destaca pelo próprio protagonista, o ator Robert Downey Jr., conhecido como o bad boy de Hollywood, nos anos 90. Esse apelido está associado com diversas passagens por clínicas de desintoxicação, prisões e outros problemas relacionados à dependência por álcool e drogas. Porém, o que é dependência de uso de substâncias?

Do ponto de vista comportamental, dependência pode ser conceituada como um prejuízo na capacidade de inibir a busca por determinada droga em resposta a informações ambientais que normalmente deveriam suprimir o comportamento. A dependência por substâncias, como álcool, drogas, entre outras, é uma doença crônica e multifatorial, isso significa que diferentes fatores contribuem para o seu desenvolvimento, tais como a frequência e quantidade de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo, fatores genéticos, psicossociais e ambientais. Com relação ao álcool, cerca de 50% da dependência parece estar associada com fatores genéticos. Particularmente, genes envolvidos no metabolismo do álcool e/ou na sensibilidade aos efeitos dessa substância – As pesquisas indicam que descendentes diretos, ou seja, filhos de alcoolistas mostram 4 vezes mais riscos de desenvolverem alcoolismo, mesmo quando criados por indivíduos não-alcoolistas.

É necessário estabelecer uma distinção entre padrões de consumo de álcool. Existem aqueles que não têm problemas ao beber, outros que fazem uso abusivo do álcool e os que são dependentes dessa substância. No Brasil, cerca de 15% dos homens têm problemas com álcool e dois terços dessas pessoas abusam de seu uso.  A diferença entre o alcoólatra e a pessoa que faz uso abusivo está no fato de que apesar do uso nocivo do álcool, alguns sujeitos não chegam a ser dependentes, pois conseguem passar alguns dias sem beber, não bebem pela manhã nem sentem necessidade imediata da bebida em diferentes momentos do dia. Ao invés disso, criam padrões de consumo, por exemplo, só bebem aos finais de semana, porém de maneira abusiva.  Além do dependente, pessoas com uso abusivo mostram associação com acidentes de trânsito, domésticos e com casos de violência. Por sua vez, o uso de substâncias ilícitas, drogas, atinge 37 milhões de usuários no país.

Em geral, tratamentos contra drogas psicoativas, como o álcool, a cocaína e o crack auxiliam na redução de  comportamentos de raiva por parte dos agressores – esses comportamentos ocorrem devido ao uso crônico dessas substâncias, acarretando em uma diminuição de prazer com um período de euforia cada vez menor, acompanhada
do aumento da disforia e sintomas de irritabilidade. O tratamento para dependência de substâncias é realizado por medicamentos, terapia comportamental, terapia familiar, sistema autoajuda/12 passos e estimulação magnética transcraniana. A estimulação magnética transcraniana diminui a resposta do cérebro associada aos sinais de substâncias e reduz a dependência química. Assim como o ator Robert Downey Jr. deu a volta por cima, é necessário pegar a oportunidade que está às mãos.  Além das cenas em Homem de Ferro, Robert também demonstrou momentos heroicos ao redefinir o rumo de sua carreira e vida, junto aos médicos, psicólogos, familiares e amigos. Quando todos trabalham juntos para a superação da dependência por substâncias, os resultados são surpreendentes e duradouros.

Compartilhe este post:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *