CFM publica parecer reconhecendo a Estimulação Magnética Transcraniana

A eficácia da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) para o tratamento da depressão não é novidade para quase uma centena de clínicas que já oferecem o tratamento no Brasil. Embora a literatura médica e o registro na ANVISA já autorizassem o médico a fazer uso clínico do método desde que o Estimulador Magnético Neuro-MS obteve o registro, em 2007, a publicação de um parecer do Conselho Federal de Medicina é um marco importante no reconhecimento do papel das técnicas de neuromodulação no tratamento da depressão.
 
Pareceres e resoluções do CFM cobrem apenas uma pequena fração dos procedimentos e condutas médicas. O pedido de um parecer sobre a EMT tramitava desde 2008 e nasceu de desinformação sobre o método dentro do próprio meio médico. Um parecer não fundamentado, publicado em 2008, chegou a ser contrário à aceitação do método e só recentemente esse parecer foi revisto à luz da literatura médica e agora é publicado com nova conclusão. 
 
Outra técnica tradicional de Neuromodulação, a Eletroconvulsoterapia, já foi objeto de resolução do CFM em 2002. Ainda hoje poucos psiquiatras consideram a indicação da Estimulação Magnética Transcraniana no tratamento de depressão quando a primeira medicação anti-depressiva não tem a eficácia esperada ou não é tolerada. Os médicos que já incluem o método entre as opções terapêuticas têm agora o apoio do parecer a lhe facilitar a divulgação científica da técnica entre seus colegas e pacientes. 

Veja a íntegra do parecer CFM nº 37/11 aqui e a íntegra da Resolução 1986-2012 aqui.