Análise de sangue para diagnosticar a depressão

Considerando que hoje, dia 25 de Novembro de 2014 é o dia mundial do doador de sangue, vamos falar sobre uma importante descoberta, através de um exame de sangue de uma equipe de pesquisadores, liderada pelo Dr. Eva Redei e Dr. David Mohr, da Universidade de Northwestern.
 
Trata-se de um estudo, publicado na edição atual da revista TranslationalPsychiatry, onde o Dr. Redei e sua equipe identificaram, no sangue, 11 biomarcadores (entidades que podem ser medidas experimentalmente e indicam a ocorrência de uma determinada função normal ou patológica de um organismo) diferentes em adolescentes deprimidos e não deprimidos.
 
Além disso, outra descoberta foi feita. Quando o estudo foi aplicado em adultos, os mesmos encontraram 9 biomarcadores diferentes entre eles, demonstrando que a depressão é geneticamente diferente ao se comparar diferentes faixas etárias.
 
Além disso, o teste também foi capaz de identificar diferenças entre aqueles que passaram por terapia comportamental cognitiva e apresentaram melhora, em relação aos que não apresentaram melhora do quadro após a terapia. Neste caso, extremamente importante para definição e escolha adequada de tratamento para diferentes tipos de paciente e depressão.
Encontrar diferenças na expressão de certos genes durante a depressão poderia até mesmo levar a uma melhor compreensão da doença, que por sua vez pode levar a melhores tratamentos futuramente.
 
Infelizmente esta pesquisa ainda está no começo, e muitos outros testes deverão ser feitos futuramente. Porém, abre-se uma luz no caminho desta doença tão devastadora. Pra nós, médicos, será um exame fundamental futuramente para chegarmos a uma melhor conclusão diagnóstica, bem como, escolha do tratamento mais adequado para cada paciente, evitando assim, a remissão da doença.