Olá, eu me chamo suicídio!

As pessoas geralmente fingem que não me conhecem. Quem pensa em mim dificilmente toca no assunto e, quando me chamam, é difícil me tirar da cabeça. Para ter ideia, só no último ano provoquei a morte em quase um milhão de pessoas no mundo. Mato mais do que um furacão, mas sou muito menos famoso que o Katrina. Para muitos eu sou o caminho, o alívio, a esperança quando nada mais parece fazer sentido. A maioria pensa que os que me buscam são covardes, mas discordo. É preciso muita coragem para ir ao meu encontro.

Eu estou por aí, em vários lugares, atormentando várias famílias e várias pessoas. Sou muito democrático e nem um pouco elitista. Encontro a todos, sem discriminação, de pedreiro a artista de Hollywood. Curiosamente, prefiro os homens e os mais jovens. As mulheres pensam muito em mim, mas são menos impactantes ao meu encontro. Sou um serial killer. Em matéria de matar jovens, só perco para os acidentes de trânsito. Hoje sou o segundo lugar, mas será que um dia serei o primeiro?

Adoro pessoas com depressão, esquizofrenia, TOC, Transtorno de Personalidade, Estresse Pós-Traumático e outras doenças psiquiátricas. Odeio pessoas que procuram ajuda dos familiares e de profissionais de saúde. O que será de mim se a esperança retornar? O que será de mim se todos os meus “amigos” tratarem suas doenças? O que será de mim se souberem que a vida pode não fazer sentido em algum momento, mas que depois tudo se encaixa? O que será de mim se eu começar a ficar famoso e me descobrirem enquanto há tempo?

Se você escutar de algum amigo ou familiar as frases abaixo, é melhor ficar em alerta. Pode ser que essa pessoa queira cometer suicídio. Embora muitos pensem que elas são palavras em vão, ditas para chamar atenção, em algum momento podem se tornar verdade. Nesse momento, nunca interprete como um blefe. Apoie e procure ajuda imediatamente!

Frases de Alerta

– Eu não aguento mais essa dor! Eu não vejo saída!
– Para que viver? Só sofrimento.
– Eu sou um peso, se estiver morto será melhor para todos.
– Me perdoe, mas eu não aguento mais.
– Para o que eu tenho não há solução!
– Eu quero morrer!
– Eu vou me matar!
– A vida não vale a pena, nada mais importa.
– Não ficarei magoado mais, pois não estarei mais aqui.
– Vão sentir a minha falta quando eu me for
– Estou tão solitário que queria morrer.
– Da próxima vez, eu tomarei remédios suficientes para fazer o serviço direito.
– Não se preocupe, não vou estar por perto em breve.
– Não vou te atrapalhar por muito tempo.
– Ninguém me entende, ninguém se sente como eu me sinto.
– Eu estaria melhor morto, queria não ter nascido.

As pessoas que apresentam emoções suicidas podem apresentar alterações drásticas de humor, sentimentos de raiva e vingança extremos, além de ansiedade, irritabilidade, sentimentos de culpa e vergonha. Esse estado emocional pode levar a ações drásticas como o suicídio.

Entre os pensamentos de uma pessoa suicida destacam-se os pensamentos reentrantes e invasivos sobre a morte. Acreditam que não há esperança e que não existe saída que não seja a morte. Apresentam, também, dificuldade de concentração e de tomada de decisões.

Observe algumas atitudes suspeitas

Pessoa que estava muito depressiva e melhora absurdamente, ou a pessoa que é muito ansiosa e, de repente, começa a ficar muito tranquila. Observe essas melhoras com muito cuidado, redobre a vigilância. Essa tranquilidade pode ser apenas um sintoma da tomada de decisão de cometer o suicídio e seu respectivo planejamento.

Sem necessidade a pessoa faz testamento, seguro para filhos.

Desenha figuras bizarras ou relacionadas à morte.

Escreve cartas de despedida ou poesias de saudade/despedida.

Como não existe medo da morte, o indivíduo com pensamento suicida apresenta comportamento negligente: dirige a velocidades altas, relações sexuais não seguras e promíscuas, abuso de álcool e drogas.

Qualquer atitude suspeita redobre a vigilância e procure ajuda médica.

VTM_assinatura_post (2)