Estresse, vale a pena viver sem ele?

Reuniões no trabalho, cuidados com a família, contas a pagar. São tantos os compromissos do dia a dia que, muitas vezes, fica difícil não se estressar. O problema é que toda essa tensão costuma vir acompanhada de prejuízos sérios à saúde física e mental. Mas você sabia que, em pequenas doses, ela pode até ser positiva para o organismo? Sim, o lado bom do estresse também existe, desde que apreciado com moderação!

Com o bombardeio de informações, estímulos e cobranças da vida moderna, sentir-se estressado é inevitável. O nível de estresse, no entanto, é relativo e está ligado diretamente à capacidade que cada indivíduo tem de responder aos problemas e demandas diárias. Do mesmo jeito, a forma com que cada indivíduo recebe essas sensações influencia positiva ou negativamente a saúde e bem estar do organismo. Por isso, observar de perto as reações do corpo é fundamental.

Por exemplo, para algumas pessoas, uma situação estressante é o momento ideal de dar um salto na carreira e mostrar como lidam bem com problemas e circunstâncias adversas. Encaram a pressão de forma positiva, como uma alavanca para produzirem mais e trabalharem melhor. Para outras, no entanto, desafios dessa natureza são opressores e paralisantes, sinais de um estresse ruim. Tudo depende, então, de como você vai encará-los, e quanto tempo irá permanecer nesse estado de vigor e energia.

Mecanismos químicos do estresse

Ao perceber que uma situação desafiadora está prestes a acontecer, o cérebro se prepara para tomar decisões e agir com rapidez. Ele dispara, então, cargas de cortisol e adrenalina no organismo, hormônios responsáveis por acelerar o coração, armazenar mais energia e nos manter vigilantes. Após a conclusão, esses níveis voltam ao normal e saímos do estado de alerta constante. Do contrário, temos um problema.

Quando produzidos em excesso pelo organismo, por longos períodos, a adrenalina e o cortisol comprometem as funções normais do corpo, causando falhas na memória, diminuição das capacidades cognitivas, aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial. Por isso, para não se tornar prejudicial à saúde, é importante que os níveis de estresse sejam moderados, e nunca persistam por períodos muito longos e duradouros.

Descubra os principais benefícios do estresse

Não se convenceu ainda? Confira algumas vantagens que você pode tirar do estresse e aprenda a apreciá-lo com moderação:

– Estimula a capacidade mental, a memória e a criatividade. Níveis moderados de estresse estimulam a produção de proteínas regenerativas, que ajudam no fortalecimento de novas conexões cerebrais.

– Desperta decisões rápidas e evita a procrastinação. Em situações difíceis, o estresse faz com que você tenha mais clareza para enxergar soluções e tomar decisões. Além disso, te estimula a produzir mais e concluir tarefas com rapidez e agilidade.

– Fortalece o sistema imunológico. Situações de estresse colocam o corpo em alerta, e estimulam a produção dos hormônios de defesa. Quando moderada, ela ajuda o corpo a responder mais rapidamente quando solicitado.

– Une as pessoas e incentiva os relacionamentos interpessoais. Uma pesquisa da Universidade de Freiburg, na Alemanha, mostrou que pessoas expostas a situações de estresse demonstravam maior empatia, predisposição a novas amizades e ao compartilhamento de ideias.

– Traz mudanças para sua vida. Uma vida sem problemas nos coloca na zona de conforto. As adversidades nos movem para frente e nos dão a oportunidade de pensar de forma diferente, de nos renovar e superar. Para isso, basta você mudar a sua visão.

VTM_assinatura_post (2)

Deixe um comentário