Seu filho está viciado em jogos online? Faça o teste! 

Seu filho chega em casa correndo, vai direto para o quarto e passa o resto do dia em uma maratona de jogos no videogame ou no computador? A diversão às vezes é tanta que se estende madrugada adentro e ele acaba perdendo o horário do colégio no dia seguinte? Pois, atenção! Situações como essa, quando rotineiras, podem sinalizar os primeiros sintomas de uma dependência por jogos online.

Nesse caso, os games de interpretação de personagens pedem uma preocupação especial. No formato, o jogador cria um avatar – espécie de personagem virtual – para viver aventuras em mundos fictícios. Lá, cumpre missões para se fortalecer, além de poder interagir com pessoas do mundo inteiro. A proposta, apesar de interessante, tem uma consequência grave: o excesso de tempo online que demanda dos jogadores para alcançar todas as conquistas possíveis.

Conforme eles jogam online, mais se sentem poderosos e prestigiados diante dos outros participantes. Se na vida real isso não é comum, o reconhecimento virtual proporciona uma grande sensação de prazer e bem estar, motivando a pessoa a sempre continuar. Nesse meio tempo, no entanto, a diversão pode se transformar em um problema sério, trazendo prejuízos extensos à rotina e saúde do indivíduo – isolamento social, negligência a tarefas importantes, perda de interesse por outras atividades, irritabilidade e inquietude são alguns exemplos.

Mas como saber quando os jogos online deixam de ser uma diversão e se transformam em um problema de verdade? Para ajudar a tirar a dúvida, elaboramos um teste em que é possível conferir se eles realmente estão interferindo na vida do seu filho.

Confira as perguntas, anote suas respostas e descubra o resultado!

1- Ao acordar, a primeira coisa que seu filho faz é começar um novo jogo online?
Sim
Não

2- Quando está jogando e alguém interrompe ou atrapalha a sua atenção, ele fica irritado e inquieto? 
Sim
Não

3- Passa horas jogando online, negligenciando tarefas importantes do colégio e a companhia dos amigos?
Sim
Não

4- Ele sempre se distrai e permanece jogando por mais tempo do que havia se comprometido inicialmente?
Sim
Não

5- Quando sai com a família, fica de mau humor, querendo logo voltar para casa e jogar?
Sim
Não

6- Como consequência, já faltou compromissos familiares ou reunião de amigos porque preferiu se manter online jogando, sem distrações?
Sim
Não

7- Percebe que ele dorme bem menos do que poderia em algumas noites, pois prefere ficar jogando?
Sim
Não

8- Quando se sente chateado, triste ou sozinho, seu filho usa os games como uma forma de escapar da realidade e vivenciar outro mundo, onde é admirado por suas conquistas virtuais.
Sim
Não

9- Ele já brigou com amigos ou perdeu amizades por discussões ocasionadas pelos jogos?
Sim
Não

10- Ou prejudicou o seu rendimento escolar e ficou de recuperação no colégio?
Sim
Não

11- Já mentiu para você, escondendo o real nível de seu envolvimento com algum jogo?
Sim
Não

Descubra aqui o seu resultado!


Este post tem um comentário

Deixe um comentário