5 dicas para cuidar melhor da sua saúde mental

Melhore o seu bem-estar, autoestima e saúde mental com pequenas atitudes diárias

Em todo mundo, aproximadamente 700 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais e neurológicas. E, segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), a perspectiva é de que esse número aumente ainda mais nos próximos anos: até 2050, 350 milhões sofrerão com depressão, 135 milhões com Alzheimer e 90 milhões terão alguma desordem por abuso ou dependência de substâncias.

A boa notícia é que com atitudes simples você pode melhorar o seu bem-estar e autoestima, cuidando da saúde como um todo, e aprendendo a reverter com mais facilidades os problemas e adversidades que prejudicam o dia a dia.

Mas nunca se esqueça: acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico correto dos distúrbios neuropsiquiátricos. Por isso, não sinta vergonha, nem deixe de procurar ajuda. Com um tratamento adequado ao seu caso, é possível controlar os sintomas e levar uma vida bem mais feliz e saudável!

Tenha uma boa noite de sono

Não é segredo para ninguém que uma noite mal dormida pode trazer consequências graves para saúde mental. Além de afetar profundamente a memória, a criatividade, a produtividade e a estabilidade emocional, um sono curto e de má qualidade pode ainda ser um fator de risco para ansiedade, depressão, abuso de medicamentos e outras substâncias.

Para melhorar o sono, deixar de usar o celular antes de dormir, evitar praticar atividade física e ingerir cafeína à noite podem ser boas estratégias. Dormir com a TV apagada também. Se o hábito já existe, coloque sempre em canais de música ou relaxamento.

Não se deixe dominar pelo estresse

São tantos os compromissos do dia a dia que, muitas vezes, fica difícil não se estressar. O problema é que toda essa tensão pode prejudicar a sua saúde física e emocional. Ansiedade, irritação, esgotamento, enxaqueca e dores musculares são só alguns dos principais sintomas.

Entre as atividades rotineiras, procure sempre fazer uma pausa. Às vezes nos empenhamos tanto em terminar uma tarefa, que nos esquecemos do tamanho do desgaste que isso nos proporciona.

Pratique uma atividade física

Todo mundo conhece os benefícios dos exercícios para saúde física. Mas você sabia que eles também fazem bem para saúde mental? Isso porque, ao elevarem a produção de serotonina, aumentam no organismo a sensação de prazer, relaxamento e bem-estar emocional.

Caminhe de 10 a 20 minutos todos os dias e já comece a observar os primeiros resultados positivos.

Se distancie dos problemas ao tentar resolvê-los

A forma como nos sentimos emocionalmente determina como interpretamos e priorizamos as informações. Quando estamos pressionados, a maioria de nós é incapaz de considerar mais de uma opção ou acredita que não existem alternativas viáveis para solução de um problema. Mas, nos dias em que estamos felizes e otimistas, confiamos em nossa capacidade e a mente se abre para enxergar diferentes pontos de vista sobre o que nos preocupa.

De vez em quando, desligue-se e reduza o ritmo

Evite levar trabalho para casa, passe menos tempo verificando os e-mails e mensagens no celular, desligue a internet e vá se divertir com os amigos e a família. Lembre-se, sua saúde mental deve estar sempre em primeiro lugar. Se você não descansar, não terá energia suficiente para o dia seguinte.

Além disso, uma mudança de rotina pode ser hiperprazerosa na sua vida. Experimente!

VTM_assinatura_post (2)

Deixe uma resposta