Conheça os nutrientes que ajudam a deixar seu cérebro ativo

Assim como o corpo, o cérebro também envelhece. Mas você sabia que é possível deixar o cérebro ativo por mais tempo com algumas medidas simples, como a adoção de uma alimentação balanceada, com a escolha dos nutrientes certos?

Hoje já se sabe que, mesmo com a idade avançada, os idosos ainda produzem neurônios novos. Entretanto, a capacidade deles se comunicarem ou se adaptarem a novos estímulos diminui. Como consequência, há uma maior dificuldade no desempenho de algumas funções cognitivas, como a atenção, a memória e o pensamento estratégico. Além disso, aumenta a propensão ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Nesse sentido, a alimentação pode ser uma aliada importante. Além de um poderoso modulador epigenético, ligado ao desenvolvimento de determinadas doenças, a escolha dos nutrientes certos pode melhorar significativamente as funções cognitivas e deixar o cérebro ativo. Assim, manter hábitos saudáveis, incluindo uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas, é fundamental na prevenção do envelhecimento cerebral e no estímulo à aprendizagem e memória.

Coma para brecar o envelhecimento do cérebro

– Zinco: sua ação antioxidante combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento cerebral. Promove melhoras importantes à capacidade cognitiva, aprendizagem e memória. Além disso, aumenta a resistência das membranas celulares dos neurônios, protegendo-os de possíveis danos. É encontrado no fígado, ovo, amendoim, ostra e caranguejo.

– Ferro: fundamental no transporte do oxigênio, mantém os neurônios  e o cérebro ativo. Sua deficiência no centro nervoso pode contribuir, ainda, para o desenvolvimento do déficit de atenção e da hiperatividade. É encontrado no fígado, feijão, carne bovina, agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis.

– Tripfofano: é precursor da serotonina, principal neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Além de elevar os níveis dessa substância no cérebro, o triptofano tem papel fundamental na indução do sono, processo fundamental na prevenção ao envelhecimento precoce do cérebro. Pessoas com depressão e insônia apresentam baixos níveis desse aminoácido no organismo. Pode ser encontrado no queijo, laranja, amendoim, couve-flor, batata, grão-de-bico, arroz integral e chocolate amargo.

– Ômega 3: Um dos seus principais componentes, o DHA (ácido docosahexaenoico), também faz parte da estrutura da bainha de mielina dos neurônios, responsável pelos impulsos nervosos. Facilita, então, a neurotransmissão química, aturando principalmente sobre a memória. Quando não ingerido corretamente, deixa o cérebro mais lento, devido à dificuldade na troca de informações. Pode ser encontrado em peixes como salmão, atum, arenque, sardinha, cavalinha e truta. Também pode ser consumido por suplementação. Nesse caso, busque a orientação de um nutricionista para indicação correta da quantidade e frequência do consumo.

Treine a sua mente e deixe o cérebro ativo

Atividades simples também podem ser incluídas no dia a dia, mudando padrões de comportamento e turbinando habilidades cognitivas como a concentração e memorização. Escolha a sua e desafie o seu cérebro!

– Aprenda um novo idioma. Durante o processo, novas sinapses cerebrais são criadas e, por isso, quem aprende uma nova língua acaba tendo mais facilidade em aprender outras.

– Recorra a um dicionário para aprender uma nova palavra todos os dias. Tente introduzi-la adequadamente nas conversas seguintes.

– Use menos a calculadora. Faça as contas e cálculos de troco mentalmente.

– Escreva mais à mão. Pratique a sua letra cursiva.

– Invista em jogos. Palavras cruzadas, sudoku, enigmas e quebra-cabeças ajudam muito a melhorar a capacidade mental.

– Durma bem. Uma rotina regular de sono é fundamental para manter a clareza mental, o bom humor e a produtividade.

– Por fim, experimente algo diferente todos os dias. Converse com um vizinho com quem nunca falou, use o relógio de pulso no braço direito, faça um percurso diferente do habitual para o trabalho. Inove!

VTM_assinatura_post (2)

Deixe um comentário