Você sabia que Abraham Lincoln tinha depressão?

O 16 presidente dos Estados Unidos, Lincoln sofria de melancolia, hoje diagnosticada como depressão. Mas esse diagnóstico foi apenas o começo de uma história sobre como Abraham Lincoln lutou contra transtornos mentais e para onde isso o levou. O diagnóstico, afinal, busca avaliar um paciente em um momento, com o objetivo de tratamento. Enquanto a melancolia de Lincoln faz parte de uma história de toda a vida; explorá-la pode nos ajudar a ver essa vida mais claramente e a discernir suas lições. Com Lincoln, temos um homem cuja depressão o estimulou dolorosamente a examinar o âmago de sua alma; cujo trabalho árduo para se manter vivo o ajudou a desenvolver habilidades e capacidades cruciais e cujo caráter inimitável tomou grande força dos insights penetrantes da depressão, das respostas criativas a esse desafio e de um espírito de determinação humilde forjado durante décadas de profundo sofrimento e sincero desejo de ser presidente. Para isso, compreendia que o tratamento era fundamental, pois a depressão é uma condição clínica que requer cuidados neuropsiquiátricos e terapia. O presidente Lincoln era pró-ativo em seus cuidados próprios, ao invés de tentar ignorar esse distúrbio grave, ele procurava auxílio de amigos, familiares e médicos. Frequentemente falava sobre a ‘melancolia’ o que pode ter tido uma resposta de acolhimento, o que reduz o risco de suicídio. Lincoln mantinha contato com outras pessoas diariamente e se colocava em rotinas associadas com os afazeres da presidência. Além dessas ações, a depressão pode ser combatida com leitura de livros sobre auto-ajuda e a criação de pequenas metas, pois a introspecção depressiva e a passividade podem ser reduzidas através de incentivos externos e internos.

Cuidados: automutilação pode ser um sinal precursor de pensamentos sobre suicídio – caso você conheça alguém que esteja nesse estágio, fique de olho e proporcione acolhimento, segurança e gentilezas. Caso você esteja com uma emergência de saúde mental ligue para o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 141. Em seguida, procure tratamento, assim como Lincoln fez.

 #saudemental #saude#saudeemocional #bemestar #vtmneurodiagnostico #ansiedade #depressao #compulsao #toc #transtornoobsessivocompulsivo #saudemental #saude #vida #qualidadedevida #panico #sindromedopanico #bipolar #bordeline #transtornomental #estimulacaomagneticatranscraniana #estimulacaoneurologica #estimulacaocognitiva #estimulacaoporcorrentecontinua #tratamentodepressao #antidepressivo #dravanessamuller

Deixe um comentário