Angústia, mal estar e dor de estômago: e agora doutor, o que fazer?

Quem já teve aquela sensação no estômago ou até mesmo dor de barriga por estar eufórico ou ansioso na expectativa de uma promoção de carreira, um concurso importante, ou até mesmo antes de um primeiro encontro, sabe do que estamos falando: O cérebro e nosso sistema digestivo estão em conexão.
Ansiedade, angústia e outras emoções podem ter efeito no nosso estômago, produzindo dores e até mesmo náuseas. Assim como no trato gastrointestinal, hoje, chamado de segundo cérebro por especialistas. Essa relação entre o cérebro e o aparelho digestivo tem uma via dupla, ou seja, o cérebro pode emitir sinais ao estômago ou ao intestino, assim como esses órgãos também podem ter efeito sobre o sistema nervoso central. Pessoas com Gastrite Nervosa, Síndrome de Crohn, Síndrome do Cólon Irritável entre outras inúmeras doenças, por conta de desafios ou problemas contextuais, podem mudar negativamente o estado de humor e potencializar sintomas de estresse, ansiedade ou depressão.
Por exemplo, quando estamos cronicamente em estresse e ansiedade, tais estados emocionais podem elevar a produção de ácido gástrico no estômago, o que pode causar Gastrite Nervosa e até mesmo a Úlcera Gástrica, ao danificar o revestimento do trato digestivo. Para Gastrite (isoladamente), os principais sintomas são dores agudas, queimação, sensação de estar estufado, náusea, vômitos, formação de gases, digestão lenta e pode até mesmo dar diarreia. Caso esteja sentindo tensão muscular, dificuldade de dormir, dor de cabeça, perda de libido, inquietação, dificuldade de concentração, nervosismo constante e perda de memória – informe ao médico, pois o diagnóstico será de Gastrite Nervosa.
No tratamento, além da mudança de hábitos alimentares, inibidores de ácido clorídrico – produzido no estômago – tratamentos para redução de dores e inflamação, também se recomendam terapias complementares para mudança de comportamento e pensamentos que possivelmente estejam relacionados com estresse e ansiedade. O controle do nervosismo é fundamental para obter resultados na manutenção do tratamento da Gastrite Nervosa. Dúvidas, sugestões e informações em geral, entre em contato!

#gastrite #ansiedade #coronavirus #gastritenervosa #estresse

Este post tem 4 comentários

  1. anderson jesus fernandes

    doutor eu tenho ansiedade e sindrome do panico a alguns anos ja tomei varios medicamento e tenho controlado a ansiedade mas infelismente tenho problema no estomago barriga inchada as vezes mas muito o pouco uma dor muito pequena mais mala estar memso o que fazer

  2. Paulo Sérgio dos santos

    Eu tenho gastrite nervosa e meu estômago só vive tenso de mais me causando uma. Falsa dor no estômago que me.deixa nervoso e com. Pensamentos ruins ..me ajude se puder ..obrigado..

  3. Dor estômago

    Tenho dor estômago queimação no seio e as dores forte como se tivesse algo no estômago queimação e arde sinto pouco de enjoou a dor e profunda

    1. DRA. VANESSA MÜLLER

      Olá ! Entre em contato conosco: (21) 2429-3880 / (21) 3145-4786 / (21) 97599-9793

Deixe um comentário