5 coisas que você precisa saber sobre o tratamento de tabagismo!


1- As terapias comportamentais cognitivas são bastante recomendadas para quem deseja parar de fumar. Por meio de suas técnicas, é possível realizar uma preparação e planejamento para lidar com o momento pós interrupção do consumo. Além disso, o cigarro pode ser uma forma de aliviar a ansiedade, então a terapia pode ser importante para tratar as causas dessa angústia, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse, o que pode resultar na diminuição da necessidade do cigarro.

2- Existe uma abordagem conhecida como os “5 As”: Ask (perguntar), que busca entender se o paciente tem o hábito de fumar e com que frequência, se tem interesse em parar e por quanto tempo. O segundo A é o Access (acesso), que busca entender qual a intensidade do hábito do paciente. O terceiro é o Advice (sugestão/conselho), em que são discutidos os benefícios que o fim do tabagismo pode trazer e quais são os prejuízos causados por esse hábito. O quarto A ocorre principalmente para preparar o indivíduo na interrupção do consumo da subsistência. É O Assist (assistência), o qual busca uma forma de motivar a paciente a parar com o hábito, como materiais de auto ajuda. E por fim, o último A se chama o Arrange (planejar/organizar), que consiste na delimitação de uma data para parar de fumar, podendo reduzir o consumo durante esse período.

3- Há tratamento medicamentoso, como a reposição de nicotina (busca reduzir a abstinência da nicotina presente no cigarro), o uso de bupropiona (também diminui os sintomas de abstinência e o uso de vareniclina (atua como agonista parcial do receptor de acetilcolina, substância que causa a dependência).

4- O exercício físico também é muito importante. Parar de fumar pode gerar ansiedade e aumentar a fome, e por isso é comum o aumento de peso. Dessa forma, a atividade física não só ajuda a balancear o peso, como também incentiva a pessoa a ter mais hábitos saudáveis.

5- Estimulação Magnética Trascraniana é, atualmente, um dos melhores tratamentos utilizados por quem é fumante ou para pessoas com outros vícios. Porque ela modifica a funcionalidade cerebral, atuando na área específica associada com dependências. Não dói e não é invasiva.

Esperamos que as dicas tenham ajudado, mas não se esqueça de buscar a ajuda de um especialista que possa orientar a melhor forma a parar o hábito do tabagismo!

#vtmneurodiagnosticos #tabagismo #nicotina #bemestar #ansiedade #estresse #depressão

Deixe um comentário