Saiba quais são os principais transtornos alimentares

Transtornos Alimentares – Diagnóstico e Tratamento na VTM Neurodiagnóstico

Você sabe o que é transtorno alimentar? Trata-se de uma alteração dos hábitos e comportamentos alimentares que podem ser prejudiciais à saúde mental e física do indivíduo. Nos dias de hoje, há uma valorização exacerbada dos padrões estéticos, resultando em muita pressão para alcançar o corpo ideal. Com isso, esses transtornos estão bastante comuns na realidade atual e por isso devem ser discutidos. Destacamos 3 transtornos alimentes para entender melhor:
1) Anorexia: os pacientes anoréxicos enxergam uma imagem distorcida de seu próprio corpo, acreditando que estão acima do peso. Com isso, cada vez mais, diminuem o consumo de alimentos e restringem muito o que vão comer, havendo uma grande perda de peso. Esse transtorno apresenta uma alta taxa de mortalidade e afeta não só a saúde corporal, como também a mental, sendo muito comum a baixa autoestima.

2) Bulimia: os pacientes bulímicos tendem a atuar por meio da compensação. Uma vez que ingerem alimentos em grandes quantidades, se sentem culpados e procuram compensar o ato, por meio da indução de vômito ou pela utilização de laxantes e diuréticos. A maioria das vezes, esse comportamento é escondido dos amigos e familiares. Esses pacientes costumam optar por dietas muito restritivas e exercícios físicos exagerados.

3) Compulsão alimentar: trata-se de um consumo exagerado de alimentos, em poucos minutos, mesmo sem estar com fome. O ideal é um indivíduo ingerir 2 mil calorias por dia, e o compulsivo pode chegar a consumir de 4 mil até 15 mil calorias em pouco tempo. Nesse transtorno, não ocorre a tentativa de tentar eliminar as calorias ganhas e em casos mais graves pode levar à obesidade. Pode-se dizer que a compulsão está muito relacionada à ansiedade e à depressão. É importante destacar que para haver o transtorno alimentar, os episódios devem ser recorrentes e não uma eventualidade.

Para diagnóstico preciso e tratamento, é necessário análise caso a caso para compreender as causas que provocam o transtorno e se isso pode ter alguma doença associada – Por exemplo, a anorexia frequentemente tem anemia, redução cognitiva e queda de cabelo como fatores associados com a patologia. Após a análise do caso, o médico poderá prescrever desde tratamentos medicamentosos até sugerir intervenções psicoterapeuticas ou estimulação cerebral através de técnicas não invasivas que alteram a neurofisiologia do cérebro.

#anorexia #bulimia #compulsãoalimentar #dieta #excessodepeso #saúdemental #psiquiatria #neurologia #vtmneurodiagnostico

Deixe um comentário