4 dicas fundamentais na perimenopausa: evite transtornos mentais

Perimenopausa e Transtornos Mentais
VTM Neurodiagnóstico – Tratamento e diagnóstico em Neurologia e Saúde Mental.

A perimenopausa é aquele período que marca o fim da vida reprodutiva da mulher, em torno de 50 anos e precede a menopausa. Como preparar seu corpo e mente para que a menopausa ocorra de uma forma mais saudável e evitar possíveis transtornos mentais? Segue algumas dicas que separamos:

1- Comece a se exercitar. Além de prevenir possíveis ganhos de peso advindos da menopausa em função das alterações hormonais, a atividade física estimula a produção de endorfina que promove a sensação de bem estar.

2- Crie uma rotina para dormir, garantindo uma boa higiene do sono. Com as quedas dos níveis de estrogênio, pode haver uma desregulação do sono. Criar bons hábitos na hora de dormir, como, ler, beber um chá calmante, evitar celulares e televisões, ouvir uma música relaxante podem gerar boas noites de sono e melhorar o humor.

3- Ajuste a sua dieta. Aproveite esse momento parar cortar o consumo de alimentos industrializados e de gordura excessiva e opte por alimentos saudáveis e um prato cheio de verduras, legumes e frutas. Estes alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes e vão contribuir para manter a pele e o cabelo fortes e saudáveis, além da hidratação, claro. Com as oscilações hormonais, cabelos e pele podem ficar fracos, mas com esses cuidados anteriores, melhores serão os resultados.

4- A psicoterapia também é uma ótima opção pois promove o autoconhecimento e ajuda a lidar com situações estressantes. Com isso, a mulher entende melhor seus padrões de comportamento e será mais fácil de enfrentar a ansiedade e oscilações de humor geradas pela menopausa. Durante a menopausa, a psicoterapia também pode ser útil, reduzindo sintomas como as ondas de calor e suores noturnos.

Dessa forma, entendemos que a menopausa não precisa ser um período difícil e complicado, uma vez que haja a preparação para a entrada dessa fase. É comum a mulher se encontrar em situações estressantes nessa etapa da vida, mas a prevenção, por meio do início de bons hábitos e cuidados consigo mesma, vai facilitar o enfrentamento das mesmas, livrando a mulher de qualquer transtorno mental e promovendo qualidade de vida.

#perimenopausa #menopausa #psicoterapia #vtmneurodiagnostico #saude #neurologia #ginecologia #menopausa #mulher #esterogeno #progesterona

Este post tem um comentário

Deixe um comentário