Você está visualizando atualmente Insônia por Ansiedade – Tratamentos eficazes!
Insônia por Ansiedade - Tratamentos Eficazes VTM Neurodiagnóstico - Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental

Insônia por Ansiedade – Tratamentos eficazes!

O que é insônia por ansiedade?

A insônia é o distúrbio do sono mais comum e a queixa mais comum relacionada ao sono. Ela é definida como a percepção de má qualidade do sono ou sono não reparador, dificuldades para o início do sono, duração ou de consolidação, resultando em uma deficiência no funcionamento diurno do indivíduo. Cerca de 40% dos casos de insônia estão associados com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Quais são os sintomas da insônia por ansiedade?

Dificuldade para iniciar ou manter o sono, acompanhada de preocupações com longos períodos de vigília noturna. Durante o dia os sintomas incluem fadiga, rebaixamento do humor ou aumento da irritabilidade, redução da motivação, sonolência, prejuízo funcional. Dores de cabeça e no corpo e tensão muscular. Em casos graves, a insônia pode aumentar o risco de acidentes de trabalho e de trânsito.

Insônia por Ansiedade: Tratamentos eficazes

Terapia farmacológica

É o tratamento mais conservador, porém envolve efeitos colaterais associados com o uso do medicamento. Os efeitos dos medicamentos aos pacientes tendem a diminuir ao longo do tempo.

Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC)

A TCC tem sido utilizada para o tratamento da insônia associada com distúrbios de ansiedade; há evidências de que é eficaz em melhorar o sono.

Neurofeedback

O Neurofeedback é uma neuromodulação autorregulatória das ondas cerebrais, utiliza estímulos externos proporcionados por programas próprios para tratar ansiedade e insônia com EEG-biofeedback.

Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr)

Para casos mais graves, recomenda-se a EMTr é uma ferramenta capaz de mapear o córtex cerebral com precisão e estabelecer sua excitabilidade, sem a necessidade do auxílio do paciente. A EMTr aplica estímulos magnéticos a intervalos regulares de maneira profunda. Ela é capaz de bloquear ou facilitar estruturas corticais, na dependência da área aplicada e da intensidade utilizada, e pode ser empregada no tratamento de diversos transtornos neuropsiquiátricos, com destaque para ansiedades e distúrbios do sono. 

#emtr #ansiedade #insonia #saudemental #depressão #distúrbiodosono #problemaparadormir #sono

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário