Você está visualizando atualmente Tratamento para depressão e descontrole da ingestão alimentar
Tratamento para Depressão e Descontrole da Ingestão Alimentar. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

Tratamento para depressão e descontrole da ingestão alimentar

A depressão é um transtorno mental que está conectado com sintomas como tristeza e/ou perda de interesse por atividades cotidianas por um período maior que duas semanas. Pode levar a problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades ocupacionais. Os sintomas da depressão podem incluir tristeza, problemas para dormir, perda de energia, baixa autoestima, dificuldade para se concentrar, pensamentos de morte ou suicídio, com prevalência de aumento de ingestão em pessoas do sexo feminino. Recente pesquisa mostrou que cerca de 65% da população brasileira é do sexo feminino e cerca de 30% dessas pessoas tem ou já tiveram depressão relacionada com alteração de apetite.
Pacientes que sofrem de depressão com alteração da ingestão alimentar, seja com aumento ou redução, e não apresentam resposta satisfatória com o uso das terapias convencionais contam com mais uma outra opção de tratamento. Trata-se da estimulação magnética transcraniana (EMT), aprovada desde 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como prática médica no Brasil.
A estimulação cerebral é um método não invasivo de estimulação do córtex humano na Neuropsiquiatria. O sucesso do tratamento com EMT é medido pela redução ou pelo desaparecimento dos sintomas da depressão e, consequentemente, do descontrole na ingestão alimentar. De acordo com os resultados, existem casos refratários que chagam a suspender ou reduzir antidepressivos.
A EMT é uma ferramenta consolidada que produz alterações neurofisiológias de maneira passiva. Através de uma bobina, ocorre a emissão de pulsos magnéticos sobre o couro cabeludo, criando um campo magnético focal capaz de alterar a fisiologia cerebral em um lugar específico, sem necessidade de corte e sem causar dor. O tratamento com EMT é realizado de maneira personalizada em sessões que duram, em média, 20 minutos. Durante a aplicação, o paciente permanece acordado e pode voltar para casa ao término da sessão.

Gostou? Entre em contato com nossos consultores pelo WhatsApp clicando no símbolo do canto direito da tela.
 #mulher #depressão #obesidade #compulsaoalimentar #emt #estimulaçãomagnéticatranscraniana #vtmneurodiagnostico #saudemental

Fonte: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-51732012000300004

Deixe um comentário