Você está visualizando atualmente O cérebro compulsivo por compras e o gravamento com a ansiedade!
Compusão por compras e a ansiedade> VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

O cérebro compulsivo por compras e o gravamento com a ansiedade!

A dificuldade de organizar o próprio dinheiro está presente, especialmente, no momento atual, em que diversas famílias têm passado por problemas associados ocm a falência de empresas e aumento de dívidas. Não consegui poupar ou endividar-se é um primeiro sintoma de um transtorno da Saúde Mental que aumenta em tempos ansiosos: O Transtorno do Comprar Compulsivo, conhecido por Oniomania.

O cérebro compulsivo por compras ocupa diversas horas do dia procurando produtos que, muitas vezes, não utiliza pensando no prazer da obtenção daquele bem. Esse problema acomete principalmente pessoas do sexo feminino em cerca de 85% dos casos.

Como saber se tenho Transtorno do Comprar Compulsivo?

Veja aqui os principais sintomas da compulsão por compras:

Comprar escondido da família com medo de censura. Isso é agravado com a ansiedade.

Desejo insaciável ligado ao consumo agravado com o aumento da ansiedade e ou acompanhado de alterações repentinas do humor.

Descontrole financeiro durante as compras – alguns casos com problemas associados ao uso excessivo do cartão de crédito e de cheque especial.

Sensação de culpa após a compra – como um ciclo de prazer-luto.

Pedir dinheiro emprestado para saldar dívidas estar sempre devendo.

Quem controla a ansiedade e a vontade de comprar?

O sistema límbico é um conjunto de estruturas cerebrais localizadas no topo do tronco cerebral e sob o córtex. As estruturas do sistema límbico estão envolvidas em muitas de nossas emoções e motivações, particularmente aquelas relacionadas à sobrevivência, como medo e raiva. É daí que também surge a ansiedade e a vontade de consumir, o sistema límbico está envolvido em sensações de prazer relacionadas à nossa sobrevivência, como aquelas experimentadas por comer e comprar. O sistema límbico influencia tanto o sistema nervoso periférico quanto o endócrino.

Tratamentos para Compulsão por Compras e Ansiedade

Existem diferentes abordagens psicoterapêuticas capazes de auxiliar os cérebros quem sofre desse tipo de transtorno. Os tratamentos podem incluir também medicamentos. A estimulação magnética transcraniana ou EMT é uma técnica da neurofisiologia não invasiva e indolor que usa campos magnéticos para mudar funcionamento e estrutura cerebral.

A EMT é capaz de estimular pequenas regiões do cérebro por indução eletromagnética através de um gerador, ou “bobina”, colocado próximo da cabeça do paciente. O objetivo dessa neuromodulação é ressignificar a relação gratificação-recompensa, através da inibição e estímulo do uso de regiões específicas do cérebro. A EMT canaliza em outras direções a busca do prazer, reduz ansiedade e depressão e promove bem-estar sem necessidade constante de fazer compras.

Outras curiosas funções do Sistema Límbico que podem ser potencializadas pela EMT

Certas estruturas do sistema límbico também estão envolvidas na memória: duas grandes estruturas do sistema límbico, a amígdala e o hipocampo, desempenham papéis importantes na memória. A amígdala é responsável por determinar quais memórias são armazenadas e onde as memórias são armazenadas no cérebro. Pensa-se que essa determinação se baseia em quão grande é a resposta emocional que um evento invoca. O hipocampo envia memórias para a parte apropriada do hemisfério cerebral para armazenamento de longo prazo e as recupera quando necessário. Danos a essa área do cérebro podem resultar na incapacidade de formar novas memórias.

Parte do prosencéfalo, conhecida como diencéfalo, também está incluída no sistema límbico. O diencéfalo está localizado abaixo dos hemisférios cerebrais e contém o tálamo e o hipotálamo. O tálamo está envolvido na percepção sensorial e na regulação das funções motoras, ou seja, com o movimento. Ele conecta áreas do córtex cerebral que estão envolvidas na percepção sensorial e movimento com outras partes do cérebro e da medula espinhal que também têm um papel na sensação e no movimento. O hipotálamo é um componente muito pequeno, mas importante, do diencéfalo. Ele desempenha um papel importante na regulação dos hormônios, da glândula pituitária, da temperatura corporal, das glândulas supra-renais e de muitas outras atividades vitais.

#toc #transtornocompulsivo #ansiedade #transtornobipolar #consumismo #compusaoporcompras #saudemental #neurologista #psiquiatra #emt #emtr #estimulacaomagneticatranscraniana #estimulacaomagnetica #estimulacaomagneticarj #emtrj #emtrrj #estimualcaocerebral

Fonte: https://www.thoughtco.com/limbic-system-anatomy-373200

Deixe um comentário