Você está visualizando atualmente Dia 21 de Setembro: Dia da Prevenção do Alzheimer
Dia 21 de Setembro, dia da prevenção ao Alzheimer. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Neurologia e Saúde Mental.

Dia 21 de Setembro: Dia da Prevenção do Alzheimer

Falta de memória para coisas recentes, dificuldade de se orientar nas ruas e até mesmo em casa são indicativos da necessidade de um check-up com o Neurologista. O dia 21 setembro é o dia mundial do Alzheimer, data em que se marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer.

O que é o Mal de Alzheimer


O Alzheimer é a causa mais frequente de demência, responsável por mais de 50% dos casos em idosos. Essa doença neurológica se caracteriza por ser degenerativa que acomete primariamente a formação hipocampal, com posterior comprometimento de áreas corticais associativas e relativa preservação dos córtices primários. Essa distribuição do processo patológico faz com que o quadro clínico doença de Alzheimer seja caracterizado por alterações cognitivas e comportamentais, com preservação do funcionamento motor e sensorial até as fases mais avançadas da doença.
O declínio da memória é o fator que mais se evidência no início, sobretudo para fatos recentes. A desorientação espacial também pode ser um importante aviso do início da doença. Esses sintomas se instalam de forma insidiosa, com piora progressiva. Alterações de linguagem, distúrbios de planejamento e de habilidades visuais e espaciais surgem com a evolução do quadro. Por isso, se sentir o aumento da sintomatologia e ou a necessidade de buscar ajuda médica para um parente próximo, faça. No diagnóstico de Alzheimer, quanto antes os tratamentos iniciarem melhor será a manutenção da cognição e dos comportamentos. O mal de Alzheimer não tem cura, mas merece amparo e tratamento.

Tratamentos para doença de Alzheimer


No Alzheimer, os pacientes mostram progressivo comprometimento da memória e do comportamento. A abordagem terapêutica medicamentosa baseia-se essencialmente na estratégia de reposição de neurotransmissores. Na tentativa de reduzir a velocidade das alterações comportamentais e cognitivas do paciente, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) mostra desempenho destacado, sobretudo na tentativa de preservação da memória. Em casos de pacientes no período pré-senil com alterações cognitivo-comportamentais associadas com transtornos depressivos recentes a EMT é condição prioritária para redução da velocidade de degeneração do Sistema Nervoso Central.

#neurologia #saudemental #alzheimer #demencia #21desetembro #tratamentosneurologia #psiquiatria #terapiaocupacional #fonoaudiologia #fisioterapia

Deixe um comentário