Análise cerebral revela dois subtipos distintos de esquizofrenia

O que é Esquizofrenia?

Esquizofrenia é um transtorno mental com episódios contínuos ou recorrentes de psicose. Os sintomas são alucinações (incluindo ouvir vozes), delírios (convicções falsas) e desorganização do pensamento. Entre outros sintomas estão a reclusão social, dificuldade em expressar emoções e falta de motivação. Essa doença pode estar associada com comorbidades, como ansiedade, depressão e dependência química.

Novidades Sobre esse Transtorno Mental

Análise Cerebral mostra dois subtipos de Esquizofrenia. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Saúde Mental e Neurologia.
Análise Cerebral mostra dois subtipos de Esquizofrenia. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Saúde Mental e Neurologia.

A revista científica Brain mostrou uma análise de varreduras cerebrais de 307 pacientes com esquizofrenia e sugere dois subtipos neuroanatômicos distintos da doença. O primeiro subtipo mostrou menores volumes generalizados de massa cinzenta em comparação com 364 cérebros controles saudáveis, um padrão historicamente ligado à esquizofrenia. No entanto, 40% dos pacientes com esquizofrenia tinham um padrão diferente: volumes de matéria cinzenta muito semelhantes aos de cérebros saudáveis, exceto por aumentos no volume do cérebro no corpo estriado, uma área do cérebro envolvida no movimento voluntário. Na figura mostramos o subtipo 1 com as áreas avermelhadas e amareladas mostrando a perda da massa e o subtipo 2 que revela maior massa cinzenta.

Causas da Esquizofrenia

As causas dessas diferenças ainda não são reveladas. A esquizofrenia está associada com fatores ambientais e genéticos. Entre os fatores ambientas estão o uso de drogas, infecções, má nutrição durante a gravidez da mãe, entre outros. Enquanto os fatores genéticos envolvem derivações de alelos de um mesmo gene.

Tratamento da Esquizofrenia

O tratamento da esquizofrenia envolve administração de medicamentos, como antipsicóticos, estimulação magnética transcraniana e psicoterapia. A esquizofrenia afeta mais de 24 milhões de pessoas no mundo, quanto antes tratada menor é o agravamento ao longo da vida e melhor é a qualidade de vida da pessoa e dos familiares.

#psicose #esquizofrenia #alucinação #delírio #confabulação #psiquiatria #psicologia #neurologia #Neuroanatomia #cerebro

Deixe um comentário