4 dicas para se livrar da Depressão Pós-férias

Depressão Pós-férias: VTM Neurodiagnóstico, tratamentos em Saúde Mental e Neurologia

Depressão pós-férias não é frescura. Atualmente, é um problema que acomete mais de 25% da população por conta da pandemia e dos cuidados associados com o distanciamento físico. Por isso, trouxemos dicas essenciais:

Prepare suas férias e o retorno

Planeje a finalização do trabalho antes de sair de férias. Durante as férias é importante planejá-las em seu retorno também. Ou seja, reduza as atividades ao final para que possa voltar ao trabalho carregado de energia. Esse tempo é essencial para retornar de forma mais motivante, sem a percepção de que as férias acabaram antes do tempo.

Não antecipe os problemas

Alguns profissionais sofrem por antecipação. A ansiedade por resolver tarefas laborais pode aumentar o estresse e, consequentemente piorar o estado de humor. Se isso ocorrer, respire fundo e mude o foco. Lembre-se as férias ocorrem para haver recuperação.

Organize sua agenda e o ambiente

Para começar a se adaptar nada melhor do que organizar cronogramas e o espaço ao redor. Isso pode auxiliar no aumento da concentração para um novo ano de atividades.

Procure ajuda profissional, se necessário

A depressão associada ao contexto de trabalho é um quadro clínico. Pode estar relacionada com os colegas ou com o próprio contexto, muitas vezes estressante fisicamente, cognitivamente ou emocionalmente. As dicas servem para auxiliar e prevenir sintomas. Mas, em casos de perda de funcionalidade ou de mal estar contínuo, pode ser necessário buscar a ajuda de um psicoterapeuta

#ferias #trabalho #anonovo #depressao #ansiedade

Deixe uma resposta