Ansiedade na adolescência

Ansiedade na adolescência. VTM Neurodiagnóstico, tratamentos em Neurologia e Saúde Mental

As transformações vividas pelos adolescentes provocam neles um sentimento de inquietação, de estranhamento em relação ao próprio corpo e forma de pensar. Isso, além dos desafios pandêmicos atuais, desde o distanciamento físico até o fato de não poder ir para escola traz uma emoção frequente em adolescentes: A ansiedade.

O transtorno de ansiedade generalizada, chamado pela sigla TAG, é caracterizado por uma atenção contínua e pela sensação de ameaça. Na adolescência há a preocupação natural com as mudanças corporais e psicológicas que ocorrem, mas isso somatiza com contextos que trazem medo. Fisicamente, o coração e a respiração ficam mais rápidos e existe a sensação de cansaço.Os sintomas psicológicos são pensamentos de preocupação, que podem causar insônia, compulsão, dependência digital, entre outros graves problemas.

Teste sua ansiedade

Tem sensação de nervoso ou estresse? Tem dificuldade para dormir? Parece estar constantemente com irritação? Faça o teste no link abaixo para verificar seu nível de ansiedade:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAlmzbsBm_SAUND_G02LQkYjdwcbbacraY2TTdMPAFnkGLpw/viewform

TAG – Diagnóstico

Para fazer um diagnóstico, os sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses e causar desconforto clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes.
Um aspecto essencial é a preocupação constante concomitante aos
sintomas somáticos e psíquicos. Os receios mais frequentes são: medo de adoecer, de que algo negativo aconteça com seus familiares, de não conseguir cumprir com compromissos profissionais ou financeiros. No curso do transtorno, é comum a preocupação mudar de foco.

Tratamento para Ansiedade


O tratamento para ansiedade deve ser oferecido logo que possível, pode ser feito com farmacoterapia, psicoterapia ou com tratamentos sem medicamentos, como o Neurofeedback. Esse método é usando para diagnóstico e terapia, que usa o monitoramento por mapeamento cerebral para estimular regiões específicas do cérebro. Outras terapias também podem ser realizadas. As estratégias de tratamento necessitam ser combinadas entre médico, responsáveis e paciente, sempre!

#saudeansiedade#sindromedopanico#depressão#vtmneurodiagnostico#psicologa#psquiatra#neurologista #coronavírus #covid19 #pandemia #quarentena #isolamentosocial #distanciamentosocial #adolescencia


Deixe um comentário