O dia do cérebro da mulher: A descoberta da nova inteligência e o efeito da menopausa

O Dia do Cérebro da Mulher: A descoberta da nova inteligência e o efeito da menopausa. VTM Neurodiagnóstico: Tratamentos e Diagnósticos em Saúde Mental e Neurologia.

No dia da mulher, nada melhor do que falar do cérebro feminino. Pesquisas mostram que os cérebros femininos não são iguais aos dos homens desde o minuto em que nascemos. As regiões cerebrais são conectadas de maneira distinta porque o DNA é diferente.

Algumas partes do cérebro feminino são mais interconectadas entre si, o que tem sido vinculado à capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Da mesma forma, o cérebro feminino tem melhor memória verbal.

O cérebro feminino envelhece de maneira diferente, há hormônios e mudanças – em particular na menopausa.

Quais são os problemas de saúde mais frequentes no cérebro feminino?

A ansiedade e a depressão são mais comuns no cérebro feminino, especialmente a partir da meia-idade e durante a puberdade. E após distúrbios autoimunes, como a esclerose múltipla – o Sistema Nervoso Central feminino têm três vezes mais chances de desenvolver esses distúrbios.

Durante a menopausa, níveis de ativação cerebral são reduzidos, nesse momento pode ocorrer derrame cerebal, surgir placas amilóides ou placas de Alzheimer. Por isso, há importância em se realizar check-up neurológico durante essa fase.

Na menopausa, como prevenir perda neurológica e ou a doença de Alzheimer?

Alimentação saudável, especialmente com vitamina C, E e beta-caroteno podem auxiliar na prevenção da redução de atividade cerebral. A prática de exercício mostrou importante papel no liberação de hormônios positivos para prevenção de alterações de humor, ansiedade, aparecimento de insônia e declínio cognitivo durante a menopausa. Mulheres, parabéns pelo dia, que tal fazer dessa data um motivo a mais para cuidar do cérebro!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário