Tratamentos e o Transtornos de Ansiedade

Há alguns anos atrás, vários pesquisadores internacionais, especializados em diferentes aspectos dos transtornos de ansiedade, foram solicitados a preparar uma atualização sobre os transtornos de ansiedade para Nature Reviews Disease Primers. Trouxemos os pontos-chave deste trabalho de maneira acessível para todos.

Os transtornos de ansiedade incluem o maior grupo de transtornos mentais, são uma fonte séria de deficiência e custam muito à nossa sociedade – cerca de 60 milhões de europeus sofreram, em algum momento, de ansiedade, o que custou mais de 74 bilhões de euros aos cofres dos países.

Quais são as características de Transtornos de Ansiedade?

As principais características da ansiedade incluem medos excessivos e persistentes, juntamente com evasão extensiva. Os transtornos de ansiedade muitas vezes começam na infância ou adolescência e são tipicamente duradouros – sem tratamento, podem durar grande parte da vida de uma pessoa. É importante ressaltar que a ansiedade é uma emoção normal que varia em grau, de leves a graves. Em outras palavras, as pessoas com transtornos de ansiedade não “pegam” algum tipo de “doença”. Em vez disso, diferem de pessoas sem transtornos de ansiedade simplesmente na extensão ou grau de sua ansiedade e no impacto que isso tem em suas vidas. Não existe um ponto de corte simples.

Estatisticas

A Pesquisa Mundial de Saúde Mental é uma grande pesquisa que mediu a experiência de uma ampla gama de transtornos mentais em países de todo o mundo. Eles descobriram que as chances de uma pessoa ter um transtorno de ansiedade em algum momento de sua vida variavam de 5%, na China, até 31% nos E.U.A., com uma média de 25% por país. Em outras palavras, em média, uma pessoa em cada quatro experimentará um transtorno de ansiedade em algum momento de sua vida. No período de um ano, uma média de 12% da população mundial tem um transtorno de ansiedade diagnosticável. Os transtornos de ansiedade geralmente começam cedo na vida e a maioria das pessoas terão experimentado um transtorno de ansiedade na vida no início da vida adulta. Como os outros transtornos dessa classe, o Transtorno de Ansiedade Generalizada costuma começar na infância ou adolescência, mas pode ocorrer pela primeira vez na idade adulta ou mesmo na velhice.

Alguns recursos aumentam as chances de pessoas apresentarem transtornos de ansiedade. As mulheres têm aproximadamente o dobro da probabilidade de ter um transtorno de ansiedade do que os homens. Pessoas que têm um dos pais com um transtorno de ansiedade têm aproximadamente 2 a 4 vezes mais probabilidade de também ter um. Passar por eventos estressantes na vida pode aumentar as chances de ter um transtorno de ansiedade mais tarde. Os transtornos de ansiedade também são mais prováveis ​​entre pessoas que eram muito tímidas e retraídas nos primeiros anos, ou que tinham um dos pais superprotetor ou negativo.

Pessoas com transtornos de ansiedade, especialmente nos primeiros anos, têm maior probabilidade de sofrer posteriormente de depressão e problemas com o uso de substâncias.

Sistemas cerebrais

Tratamentos, prevenções e atualizações em Transtornos de Ansiedade, figura de amígdalas cerebelosas. Clínica VTM Neurodiagnóstico para diagnósticos e tratamentos em Psiquiatria e Neurologia.

Ocorreram grandes avanços no início da identificação de algumas das partes do cérebro que estão envolvidas na experiência de medo e ansiedade. Com destaque para as amígdalas cerebelosas, que são duas áreas profundas do cérebro que parecem estar envolvidas no aprendizado sobre medo, perigo e segurança e na formação de memórias de medo. Pessoas com transtornos de ansiedade parecem ter amígdalas mais reativas. Pesquisas mais recentes estão começando a identificar áreas importantes em todo o cérebro que estão envolvidas em diferentes aspectos relacionados à ansiedade. Uma das descobertas importantes é que essas áreas do cérebro não parecem seguir distúrbios de ansiedade específicos. Em outras palavras, não existe uma parte do cérebro para ansiedade social e uma parte do cérebro para ansiedade de separação e assim por diante. Isso implica que a maneira como falamos sobre os transtornos de ansiedade na prática clínica não é a maneira como eles são representados no cérebro.

Genes

Uma área em que fizemos grandes avanços nos últimos anos é como nossos genes influenciam uma série de problemas e doenças. Agora não há dúvida de que os transtornos de ansiedade são em grande parte afetados geneticamente. Parece que cerca de 30-40% do grau de variação da ansiedade nas pessoas é genético. Os genes específicos envolvidos ainda não foram identificados e é provável que haja muitos, muitos deles. Uma coisa que está clara é que se os genes afetam até 40% do grau de ansiedade de uma pessoa, então o ambiente também deve ser muito importante (até 60%).

Prevenção

Um tipo de prevenção tem se concentrado em ensinar habilidades práticas associadas com a redução de ansiedade. Outra forma de prevenção tenta identificar aqueles que podem estar em maior risco de ansiedade considerando o temperamento tímido e retraído ou ter interações superprotetoras ou negativas. Um terceiro tipo de prevenção concentra-se em desenvolver habilidade de auto-regulação em pessoas que já apresentaram episódio(s) de ansiedade em algum momento da vida.

Tratamentos

Os tratamentos para a ansiedade englobam psicoterapias. Após a psicoterapia, cerca de 50% das pessoas com transtornos de ansiedade reduzem seus sintomas ao nível da população em geral. Atualmente, psicoterapias podem ser realizadas presencialmente ou à distância, o que é uma vantagem para quem está com problemas para sair de casa. Outro tratamento é com o uso de medicamentos amplamente testados e com bons resultados e as estimulações cerebrais. Por exemplo, a Estimulação Transcraniana Magnética (EMT) e o Neurofeedback (NFB) que são técnicas associadas com mudanças neurofisiológicas, emocionais, cognitivas e comportamentais através de estímulos cerebrais realizados por campo magnético na EMT ou por estimulação volitiva monitorada, no NFB.

Fonte: https://understandinganxiety.wayahead.org.au/an-update-of-research-into-anxiety-disorders/

Deixe um comentário