Cefaleia ou enxaqueca, eis a questão…

“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer… dormir: não mais”
Quem sofre com cefaleia ou enxaqueca, com certeza se identifica com o que disse Shakespeare.

Mas, afinal de contas, o que é cefaleia e enxaqueca?
A cefaleia é um termo técnico para o que chamamos de dor de cabeça. E a enxaqueca, que pode ser chamada de migrânea, é apenas um dos mais de 150 tipos de cefaleia. A compreensão das diferenças entre ambas pode auxiliar no diagnóstico e na prescrição do tratamento.
A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica, começa com uma dor latejante em um dos lados e isso aumenta aos poucos. Algumas pessoas também sentem fotofobia, ou seja, aversão a luz, e fonofobia, aversão ao som. Existem casos em que a visão fica turva ou vê-se pontos luminosos. Isso pode indicar uma crise, o que pode provocar náusea e vômito.

Qual a causa da enxaqueca?
Há diversas causas para enxaqueca, pode estar associada com alterações hormonais, assim como indica-se evitar refeições em horários atípicos, ingestão de cafeína, chocolate, alimentos gelados ou gordurosos. A coisa boa é que a enxaqueca tem um tempo de duração definido entre 4 horas e 3 dias. Nesse caso, prevenir é o melhor remédio. Além disso, quando a frequência é alta, indica-se procurar um médico para diagnóstico e tratamento, o qual pode ser realizado por fármacos, estimulação magnética transcraniana, entre outros tratamentos. A enxaqueca pode indicar outros problemas de saúde, não hesite em procurar ajuda, quando necessário.

Deixe um comentário