Estimulação cerebral (DBS) profunda em Transtorno Obsessivo-compulsivo resistente

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é considerado o quarto transtorno psiquiátrico mais comum, afetando aproximadamente 2–3% da população em geral. Foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre os dez mais debilitantes distúrbios e tende a ser crônico, causando comprometimento funcional quando não tratado.

Casos de TOC resistente

O TOC tem um impacto profundo na qualidade de vida quando comparado com a população. As recomendações de tratamento baseadas em diretrizes incluem terapia cognitivo-comportamental e tratamento psicofarmacológico. Todavia, as taxas de respostas variam entre 60% e 80%.

Estimulação cerebral profunda (DBS)

A estimulação cerebral profunda surgiu como uma promissora opção de tratamento para TOC refratário. É usada no tratamento de doenças neurológicas sem resposta por terapia medicamentosa, isso pode causar amplos prejuízos.

Em recente estudo houve a verificação dos efeitos da estimulação cerebral profunda (DBS) em transtorno obsessivo-compulsivo resistente e a verificação ao longo de 4-8 anos daqueles que realizaram esse tratamento, cerca de 70% dos casos melhoraram o TOC e os demais tiveram manutenção dos resultados conquistados nos primeiros meses de tratamento.

#toc #transtornoobsessivocompulsivo #estimulacaocerebral #barradatijuca #rj #neurologia #psiquiatria #neuropsiquiatria

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ner.13232

Estimulação cerebral (DBS) efeitos crônicos no TOC resistente. VTM Neurodiagnóstico: tratamentos e diagnósticos em Saúde Mental e Neurologia.

Este post tem 4 comentários

  1. 08/06/2021

    Tenho TOC, pensamentos obsessivos violentos que me acometem desde 8 anos e agora estou com 51. O desespero é constante, não consigo me livrar deles, a medicação só diminui um pouco a ansiedade, mas o medo só aumenta. Queria saber o preço desse tratamento, queria muito fazer pois minha vida é completamente afetada e eu vivo basicamente no meu quarto passando mal.

  2. Kelly

    Vocês fazem a estimulação e qual o telefone para contato

    1. DRA. VANESSA MÜLLER

      Olá ! Entre em contato conosco: (21) 2429-3880 / (21) 3145-4786 / (21) 97599-9793

    2. DRA. VANESSA MÜLLER

      Olá ! Entre em contato conosco: (21) 97599-9793

Deixe um comentário