Nutrição na Doença de ALzheimer

A doença de Alzheimer é neurodegenerativa, caracterizada por perdas nas funções cognitivas que afetam linguagem, memória, coordenação e atenção. É a demência mais frequente em idosos.
Alguns aspectos como a perda de massa muscular, desidratação e perda de peso estão associados com a demência e a terceira idade, sendo fatores de risco para a desnutrição. O baixo consumo de micronutrientes, especialmente folato e vitamina B12 está presente em pessoas com Alzheimer.
Os níveis baixos de folato estão relacionados com comprometimento cognitivo, o que se constitui como um fator de risco adicional para outros comprometimentos, como a desnutrição. Ainda, baixos níveis de folato e B12 aumentam a concentração de homocisteína, que é neurotóxica.
Alguns estudos relacionam o Alzheimer com redução de peso do paciente e sarcopenia.
É essencial manter uma dieta rica em colesterol e gorduras saturadas, baixa ingestão de fibras, frutas e vegetais leva a uma maior chance de desenvolvimento da doença.
Há que se ressaltar que a suplementação, combinada de antioxidantes como a vitamina C e vitamina E, tem sido utilizada para proteção aos agravos nesse tipo de demência.
Ressalta-se a importância do acompanhamento nutricional no Alzheimer, tal avalição nutricional deve ser parte da rotina desses pacientes, para que corrija ou previna qualquer tipo de deficiência nutricional.

neurologia #alzheimer #nutrição #dieta #dietmind #nutricionista #nutrologo #demencia #idoso #envelhecimentosaudavel

Fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82649/2/116241.pdfhttps://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82649/2/116241.pdf

Deixe um comentário