Tratamento Toxina Botulínica na Espasticidade de Paralisia Cerebral

A toxina botulínica, também chamada de Botox (marca mais conhecida no mercado) tem sido empregada há mais de 20 anos no tratamento da espasticidade ou hipertonia em casos de paralisia cerebral (PC), principalmente na faixa etária dos 2 aos 8 anos e em casos de deformidades dinâmicas focais, com o principal objetivo de, por meio do controle da deformidade, postergar procedimentos cirúrgicos. Guardadas as doses totais, as doses por peso e a técnica de aplicação, a segurança de seu emprego já foi demonstrada em inúmeros trabalhos e são praticamente ausentes os efeitos adversos, exceto para pessoas com disfução respiratória preexistente.

A Toxina Botulínica pode auxiliar na melhora da postura e do posicionamento de pacientes com paralisia cerebral, uma vez que alivia desconfrtos e facilita o cuidado e o uso de órteses. Esse tratamento é padrão para crianças PCs, é aplicada na musculatura mais acometida pela espasticidade e seu efeito é superior aos medicamentos via oral.

O que é Paralisia Cerebral e quais os benefícios da Toxina Botulinica no tratamento?

A Paralisia Cerebral é uma síndrome caracterizada por dificuldade persistente na postura e controle motor. Entre 100 nascidos, 3 até 4 pessoas são acometidas, por isso, é a causa mais comum de incapacidade física entre crianças, ~90% dos casos apresentam fraqueza muscular e espasticidade. Deformidades ósseas e contraturas musculares são consequencias de espasticidade não tratada. Portanto, o tratamento com Toxina Botulinica é essencial.

A aplicação desse medicamento é realizada por neurologista na musculatura de maneira injetável, com atuação no nervo, ou seja, na região neuromuscular o que impede a liberação de uma substância chamada de acetilcolina. A redução da acetilcolina na musculatura auxilia no relaxamento dessa região e na redução da espasticidade.

Quais são os resultados do tratamento com Toxina Botulínica?

Melhora de aproximadamente 50% das espasticidades, o efeito inicia em 1 semana após aplicação. A duração é prolongada, por cerca de 3 a 4 meses e, quando combinada com a fisioterapia, pode fortaçcer a musculatura e auxiliar na postura. Essa melhora da função muscular ocorre quando a toxina botulínica é injetada na musculatura, pela redução de tonus. Além da fisioterapia, há possibilidade de combinação com tratamentos com órteses, terapia ocupacional e neuroestimulação. Esse tratamento promove redução de dor, melhora de ocupação e higienização, controle de salivação excessiva, melhora da marcha e, principalmente, da função dos membros atingidos pela espasticidade. A avaliação e o tratamento precisa ser estipulado por equipe multidisciplinar. O Botox é um medicamento que auxilia na reabilitação da criança com paralisia cerebral. Ligue e marque uma consulta!

#toxinabotulinica #paralisiacerebral #espasticidade #hipertonia #reabilitação #neurologia #neurologista #estimulacaocerebral #estimulacaomagneticatranscraniana #terapiaocupacional #fisioterapia #barradatijuca #rj

Deixe um comentário