Será que tenho Parkinson? Responda questionário!

A doença de Parkinson é definida como um distúrbio do sistema nervoso humano. Sabe-se que se desenvolve gradualmente e também tende a afetar os diversos movimentos do corpo, inclusive os básicos, como escrever, andar e falar.

A causa exata da doença de Parkinson ainda não é conhecida. Pesquisas estão sendo feitas em todo o mundo para descobrir a possível razão por trás desse transtorno. Foi revelado que a doença de Parkinson normalmente ocorre quando as células nervosas do cérebro apresentam um problema. Essas células nervosas são responsáveis ​​pela produção de uma substância química crucial chamada Dopamina, produzida pela região da substância negra, porção heterogênea do mesencéfalo.

A dopamina faz o trabalho de enviar sinais ao cérebro e à parte que controla os diferentes movimentos do corpo. Quando você desenvolve a doença de Parkinson, essas células nervosas produtoras de dopamina se rompem e dificultam a produção de dopamina. Com a produção de menos ou de dopamina, seus movimentos ficarão prejudicados e você terá problemas para andar, escrever, falar ou se mover da maneira que costumava fazer antes.

Sintomas do Parkinson

Tremor nas mãos em repouso, músculos sem estabilidade, rigidez em membros, caminhadas com dificuldade, confusão mental e insônia são alguns dos sintomas para doença de Parkinson. Fizemos um formulário para aqueles que gostariam de avaliar se tem sintomas dessa doença que pode ser realizado no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIYuydhA22iF-Dyo2BIoC4kkkLaE1oJL_yPab9IudgLVJUig/viewform

Os sintomas da doença de Parkinson são diferentes para cada pessoa. Alguns são difíceis até mesmo para os médicos detectar. Outros são óbvios até para um olho não treinado. Visite um especialista em distúrbios do movimento se você acha que está apresentando sintomas de Parkinson.

Sintomas motores

As pessoas geralmente estão mais familiarizadas com os sintomas motores (movimentos) da doença de Parkinson. Esses sinais são perceptíveis do lado de fora e são usados ​​por médicos para fazer um diagnóstico. Os três sintomas motores “cardinais” do Parkinson são:

  • Rigidez (rigidez): rigidez muscular detectada por um médico no exame
  • Lentidão (bradicinesia): diminuição do movimento espontâneo e voluntário; pode incluir caminhada mais lenta, menos balanço do braço durante a caminhada ou diminuição do piscar ou da expressão facial
  • Tremor de repouso: um tremor rítmico e involuntário que ocorre em um dedo, mão ou membro quando está relaxado e desaparece durante o movimento voluntário

Nem todas as pessoas com Parkinson apresentam os três sintomas motores, mas a lentidão sempre está presente. E embora o tremor seja o sintoma mais comum no diagnóstico, nem todas as pessoas com Parkinson apresentam tremor.

Outros sintomas motores – problemas de locomoção ou dificuldade de equilíbrio e coordenação – também podem ocorrer. Isso pode acontecer a qualquer momento durante o curso do Parkinson, mas é mais provável à medida que a doença avança.

Sintomas não motores

Os sintomas não motores (sem movimento) às vezes são chamados de sintomas “invisíveis” do Parkinson porque você não pode vê-los de fora. Esses sintomas comuns podem afetar quase todos os sistemas do corpo, ocorrer a qualquer momento no curso da doença (mesmo antes dos sintomas motores ou do diagnóstico) e diferem em gravidade de pessoa para pessoa. Os sintomas não motores podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas com Parkinson e suas famílias. Eles podem incluir:

Disfunção Autonômica

O mal de Parkinson pode afetar as funções automáticas / involuntárias que nosso corpo executa.

  • Constipação: evacuações diminuídas ou difíceis de passar
  • Pressão arterial baixa (hipotensão ortostática): diminuição da pressão arterial ao mudar de posição, como levantar da posição sentada, o que pode causar tonturas, tonturas ou desmaios
  • Problemas sexuais: disfunção erétil em homens; diminuição da libido ou dor nas mulheres
  • Problemas de suor: transpiração excessiva, mesmo quando não está com calor ou ansioso
  • Problemas de urina: micção frequente, perda involuntária de urina (incontinência) ou dificuldade de esvaziar a bexiga (jato fraco)
  • Mudanças de humor e pensamento
  • A doença de Parkinson pode afetar como você se sente e pensa.
  • Apatia: falta de motivação e interesse nas atividades
  • Problemas de memória ou pensamento (cognitivos): variam amplamente; variam de multitarefa e dificuldades de concentração que não interferem nas atividades diárias (comprometimento cognitivo leve) a problemas significativos que afetam o trabalho e as atividades diárias e sociais (demência)
  • Perturbações do humor: depressão (tristeza, perda de energia, diminuição do interesse nas atividades) e ansiedade (preocupação incontrolável)
  • Psicose: ver coisas que não existem (alucinações visuais) e ter crenças falsas, muitas vezes paranóicas (delírios), como a de que o cônjuge está sendo infiel ou o dinheiro está sendo roubado
  • O mal de Parkinson também pode causar outras dificuldades.

Converse com seu médico se você estiver apresentando esses sintomas, especialmente se eles estiverem interferindo nas atividades que você deseja ou precisa realizar. Por exemplo, a lentidão do movimento pode tornar os exercícios mais desafiadores ou a fadiga pode tornar o seu dia de trabalho menos produtivo. Lembre-se de que, mesmo que você tenha sintomas comuns entre as pessoas com Parkinson, eles podem ser causados ​​por uma condição completamente diferente.

Fonte: https://www.michaeljfox.org/symptoms

Deixe um comentário