Menino com 138 de QI entra em clube de gênios

Romeu Gutvilen com 7 anos de idade é a primeira criança brasileira a fazer parte da Mensa Brasil – grupo de alto quociente de inteligência (QI). O menino apresenta 138 de QI, enquanto a média em crianças do país é 87. Esse talentoso jovem é amante de xadrex, matemática e pratica esportes como futebol, judô, capoeira e tênis. Todos esses estímulos provavelmente auxiliaram Romeu na descoberta e desenvolvimento das próprias habilidades cognitivas. Mas para falar de inteligência e demais habilidades cognitivas, vamos mostrar aqui um breve conceito.

Menino com 138 de QI entra em clube de gênios – conheça a teoria das inteligências múltiplas e o Neurofeedback. Clinica VTM Neurodiagnóstico: tratamentos em Neurologia e Saúde Mental.

O Que é Inteligência?

Na visão tradicional a inteligência é conceituada como a capacidade de responder a testes de inteligência, o QI. Alguns testes realizados demonstram que a “faculdade geral da inteligência” não muda muito com a idade ou com treinamento ou experiência. A inteligência é uma habilidade com atributo genético. Habilidades secundárias, como concentração, atenção, memorização e fatores associados com aprendizagem são neuromodulaveis e podem ser desenvolvidas através de estímulos. O Neurofeedback, por exemplo, pode melhorar o potencial de ação das ondas cerebrais e desenvolver habilidades cognitivas em pacientes.

História da Teoria das Inteligências Múltiplas

Paris, em 1900, esse foi o momento em que procuraram um teórico chamado Alfred Binet, pais de crianças questionavam se havia alguma possibilidade de saber, por testes psicológicos, uma medida para o desempenho escolar. Nesse instante, foi criado o teste de QI. Todavia, esse teste com visão unitária provocou insatisfação em pesquisadores como Tarustone e Guilford, assim como para Gardner, o qual desenvolveu blocos construtores de inteligências de perfil cognitivo regular ou irregular em diferentes culturas.

Fatores que impactam em habilidades cognitivas:

  • Potencial prejuízo com dano cerebral, a exemplo das habilidades linguísticas no Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Existência de gênios, pessoas com habilidades especiais ou onde se pode observar tal capacidade isolada ou prejudicada;
  • Um conjunto de operações identificável. A música, por exemplo, consiste da sensibilidadepara a melodia, a harmonia, o ritmo, o timbre e a estrutura musical;
  • Histórico de desenvolvimento distintiva para cada um, junto com uma natureza de desempenho especialista;
  • Uma história evolutiva, a exemplo das formas de inteligência espacial em mamíferos ou inteligência musical em pássaros;
  • Testabilidade, a exemplo dos testes neuropsicológicos, distinções psicométricas susceptíveis de confirmação e retestagem com múltiplos instrumentos;
  • Suscetibilidade da habilidade para ser codificada em um sistema de símbolos. Códigos e símbolos como idiomaaritméticamapas e expressão lógica, entre outros.

As inteligências Múltiplas de Howard Gardner:

Lógico-matemática

A habilidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Capacidade para raciocínio dedutivo e para resolver desafios matemáticos. Pesquisadores em exatas possuem esta característica. Caracterizados pela competência na interpretação e na categorização dos fatos e da informação, no cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação. Sentem-se desafiados perante questões que envolvem raciocínio. Divertem-se ao resolver “quebra-cabeças” de revistas, aplicativos de celular, jornais, entre outros. Albert EinsteinIsaac NewtonGalileu GalileiAntoine LavoisierLouis PasteurNiels Bohr e Nikola Tesla são exemplos desse tipo de inteligência.

Linguística

Caracteriza-se pela habilidade com idiomas, esse perfil de inteligência explora a linguística em vocabulário, criação e domínio sobre conhecimentos nessa área. EliotNoam ChomskyTolkienFernando PessoaMachado de AssisHaruki Murakami e Júlio Verne, são exemplos desse tipo de inteligência.

Musical

Identificável pela habilidade para compor e executar habilidades musicais em ritmo, timbre, audição e discernindo notas musicais e melodias. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica. Ludwig van BeethovenLeonard BernsteinMidoriJohn ColtraneMozartMaria CallasLuís Miguel ,Michael Jackson e James Paul McCartney são exemplos desse tipo de inteligência.

Espacial

Expressa-se pela habilidade em captar, memorizar e interpretar o que se visualiza com precisão. Essa inteligência permite transformar, modificar percepções e recriar mentalmente experiências visuais. Alexander von HumboldtMichelangeloFrank Lloyd WrightGarry KasparovLouise NevelsonHelen FrankenthalerOscar NiemeyerMarco Polo são exemplos desse tipo de inteligência.

Corporal-cinestésica

Traduz-se na maior habilidade de controlar, memorizar, aprender e coordenar movimentos do corpo. RonaldoKakáMarcel MarceauMartha GrahamMichael JordanCristiano RonaldoMessiSébastien Loeb e Roberto Dinamite são exemplos desse tipo de inteligência.

Intrapessoal

Expressa na habilidade de se conhecer, está ligada com a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse, entre outros diversos fatores que permitem a pessoa identificar hábitos inconscientes e transformá-los em atitudes conscientes. Ernest Hemingway e Friedrich Nietzsche são exemplos disso.

Interpessoal

Expressada pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Mahatma GandhiJohn F. Kennedy e Silvio Santos, são exemplos dessa inteligência.

Naturalista

É a sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de faunaflorameio ambiente e seus componentes. Charles DarwinRachel CarsonJohn James AudubonThomas Henry Huxley são exemplos desse tipo de inteligência.

Existencial

Carece de maiores evidências. Mas abrange a habilidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência.  Jean-Paul SartreSøren A. KierkegaardAlvin AileyMargaret Mead, e Dalai Lama são exemplos desse tipo de inteligência.

Testes neuropsicológicos podem auxiliar a detectar nossas inteligências?

Existem diversos testes na área neuropsicológica para avaliar habilidades cognitivas, cada tipo de avaliação é destinada para um público ou necessidade. Os mais comuns são:

Neurofeedback: Tratamento para melhora de habilidades cognitivas e emocionais

Neurofeedback é uma técnica de neuroestimulação autorregulatória, baseada em treinamento comportamental e condicionamento operante. Durante a intervenção, o paciente é treinado com feedback ou respostas em tempo real nas ondas cerebrais registradas por eletrodos no couro cabeludo, que captam os sinais elétricos em diferentes áreas do cérebro. O paciente é estimulado enquanto o cérebro produz ondas em frequência e amplitude desejadas. O estímulo pode ser realizado através de tarefas cognitivas, filmes, desenhos, desafios, músicas entre outras habilidades. A onda cerebral desejada em cada área do cérebro é determinada por uma eletroencefalografia quantificada (qEEG), ou seja um mapeamento cerebral realizada antes para avaliar e posicionar os eletrodos e após um período de tratamento, para verificar as mudanças cerebrais ocacionadas pelo tratamento.

Os efeitos do Neurofeedback foram descobertos por Sterman, que estimulou o córtex motor de gatos com feedback de 15/12 Hertz (Hz) com uma diminuição na frequencia de convulsões. Há uma grande quantidade de pesquisas que mostram a eficácia do neurofeedback na melhora de habilidades cognitivas e em transtornos de aprendizagem. Assim como no tratamento de várias condições, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do Espectro Autista (TEA), lesão cerebral traumática e esquizofrenia. Existem diferentes investigações com neurofeedback que mostraram a eficácia no tratamento de sintomas depressivos, ansiedade e em alterações na qualidade de vidas secundária a tumores cerebrais.

Deixe um comentário