Agnosia Visual: a doença que não reconhece rosto

Agnosia Visual: O caso do homem que confundiu sua esposa com um chapéu. VTM Neurodiagnóstico: Diagnósticos e Tratamento em Neurologia e Saúde Mental.

O homem que confundiu sua esposa com um chapéu tentou vesti-la! Mas notou que havia alguma coisa errada. Parece brincadeira, mas esse é um episódio real relatado no livro de Sacks (1985). Esse acometimento é um tipo de agnosia visual: a prosopagnosia, quando o cérebro perde a capacidade de identificar faces.

Da onde surgiu essa doença?


A prosopagnosia é uma doença no cérebro que incapacita o reconhecimento de rostos. Segundo a Superinteressante (2018) foi descoberta durante a 2ª Guerra Mundial, quando estilhaços de bomba lesionaram o cérebro de um soldado. Após a remoção dos fragmentos, o médico notou que o soldado não reconhecia mais a esposa. Além de lesões cerebrais, a prosopagnosia pode ser genética.
Essa patologia atinge cerca de 2% da população e, em grande parte, não diagnosticados. Porque na maioria dos casos, o indivíduo compensa e encontra outra maneira de reconhecer rostos e pessoas. Ela pode afetar diferentes pessoas, inclusive você talvez tenha e não sabe. Porém, a prosopagnosia só atrapalha em casos mais debilitantes
Mas, se a doença é tão comum, por que as ruas não estão cheias de prosopagnósicos? É que, na maior parte das vezes, as pessoas nem se dão conta de que têm o problema. A pessoa compensa isso com características associadas com cabelo, cheiro, jeito, voz.

Onde ocorre o problema da prosopagnosia e qual tratamento?

A pessoa com esse acometimento não tem problemas nos olhos e sim em uma região cerebral no lobo temporal. Apesar dessa patologia ser permanente é necessário tratamento e acompanhamento médico para redução de problemas associados, como estresse, humor deprimido e ansiedade. Assim como de sessões de psicologia para tratar de situações dolorosas que a prosopagnosia traz, associadas com prejuízos que possam ocorrer na vida pessoal e profissional.

#agnosiavisual #neurologia #prosopagnosia #psiquiatria #psicologia #acidentevascularcerebral #avc

Deixe um comentário