Você está visualizando atualmente Filme “O Som do coração”  e o TDAH
TDAH em O Som do Coração. VTM Neurodiagnóstico: Diagnósticos e Tratamentos em Neurologia e Saúde Mental.

Filme “O Som do coração” e o TDAH

O Som do coração” conta a história de Evan, um menino que foge do orfanato em que vive, com o desejo de reencontrar seus pais. Evan é um menino dotado de um talento musical incrível. Além disso, ele ouve música por todas as partes e acredita que seja uma mensagem de seus pais. Em seu caminho, ele se depara com diversos personagens que dificultam a busca pelos seus pais e todos os obstáculos enfrentados tornam o filme emocionante.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Podemos analisar o filme também a partir da perspectiva da saúde mental, e o no comportamento de Evan, é possível perceber sinais de falta de atenção, agitação, dificuldade de ficar parado, atitudes impulsivas. É curioso notar que sua mãe também apresenta tais características, o que pode ser algo herdado.
Os sintomas relatados indicam que pode se tratar do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) . Além desses, outros sintomas comuns são os esquecimentos contínuos, a hiperatividade, dificuldade de se concentrar e de organizar ou planejar, problemas para manter o foco por muito tempo, distrações frequentes.

Como causas, o transtorno pode estar atrelado a condição genética, como no filme, mas outras causas que podem aumentar os riscos são as influências do ambiente em que a criança vive, como conflitos familiares, algumas substâncias utilizadas na gravidez (como álcool e nicotina), entre outros.

Quais são os tratamentos para TDAH?


Como opções de tratamento, têm-se a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), uma técnica de modulação cerebral por correntes elétricas que atuam no controle dos sintomas do transtorno. Para crianças e adolescentes recomenda-se o uso de neurofeedback, baseado em estímulos externos e neuromodulação cerebral ativa pelo paciente. Outra possibilidade, bastante comum, é a utilização de medicamentos, os quais ajudam o sujeito a ter mais foco e concentração e reduzem a impulsividade. E ainda, o psicólogo também é recomendado, pois ele pode ajudar o paciente a se planejar, criar estratégias mentais e organizar as tarefas do dia. Além disso, quando se trata da criança com TDAH, a terapia pode ser realizada com os responsáveis, os quais também terão que se adaptar nova rotina e desenvolver estratégias que ajudem a lidar com o comportamento da criança. É muito importante a avaliação com um profissional para que seja combinado os tratamentos adequados para cada paciente.

vtmneurodiagnostico #transtornodedeficitdeatençãoehiperatividade #tdah #psicoterapia #estimulacaoeletromagnetica #filme #saudemental