Você está visualizando atualmente Janis Joplin e a Luta Contra Dependência por Heroína
Janis Joplin: A luta contra dependência por heroína. VTM Neurodiagnóstico: Diagnóstico e Tratamento em Neurologia e Saúde Mental.

Janis Joplin e a Luta Contra Dependência por Heroína

Janis Joplin, ícone do rock dos anos morreu aos 27 anos. Um pouco antes de sua morte, Janis estava no auge da carreira e havia retomado há poucas semanas o relacionamento com o namorado David. Porém, a relação ficou abalada em abril, quando ele descobriu que ela havia voltado a injetar heroína após um mês sem uso, mas a relação terminou de vez em maio de 1970, quando ele a flagrou traindo-o com a ex-namorada dela, Cassandra. Janis abalada e sentindo-se arrependida entrou em profunda depressão. Separou-se de Cassandra, que também era usuária de heroína. Queria evitar contato com ela para não recair no vício. Voltou a fazer acompanhamento psicoterápico e se sentia bem. Passou a cuidar-se com psiquiatras e a tomar o medicamento para ficar livre da dependência química.

Em tratamento, a artista ficou sem usar drogas de maio até três semanas antes da data de seu falecimento. No dia 3 de outubro de 1970, Janis visitou o estúdio Sunset Sound Recorders, com gravação dos vocais agendada para o dia seguinte. À noite, foi para o hotel, onde bebeu muito e teve uma recaída e overdose por heroína. Na autópsia, descobriu-se que a cantora estava há um mês sem tomar o medicamento para adicção, o que contribuiu para seu retorno ao vício.

O que é dependência química?


A dependência química trata-se do abuso de alguma substância, seja o álcool, o cigarro, drogas ilícitas e o usuário não consegue parar de consumi-la. Como alguns sintomas, pode-se citar a perda de interesse em atividades ocupacionais, mudanças de comportamento com amigos e familiares (comum quando existem explosões de raiva), falta de vontade de atender a compromissos e, em alguns casos, comportamentos paranoicos e confusões mentais.

Tratamentos para dependência química

Como possibilidades de tratamento, pode-se citar o internamento parcial ou integral, de 2 a 3 meses. Além disso, a psicoterapia também é uma opção e, nesses casos, a psicoterapia em grupo é bastante recomendada, uma vez que o usuário pode se sentir acolhido e compreendido no meio de pessoas que passaram por experiências semelhantes a dele. E ainda, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica indolor e não invasiva que age modulando regiões específicas do cérebro, ajudando a conter os impulsos de consumir a substância.

#dependenciaquimica #vtmneurodiagnostico #psicoterapia #estimulacaoeletromagnetica #filme #saudemental #heroína #cocaína #maconha #tabaco #alcool #heroina #cinema #historiaveridica #vtmneurodiagnostico #depressao #transtornodepressivo #prevenção #setembroamarelo #saudemental