Minta para Mim, se puder: comunicação não-verbal

Baseada no livro de Paul Ekman”Como detectar mentiras” que se tornou um best seller graças ao sucesso da série Lie to me, traduzida como “Minta para mim, se puder’ é uma lição de como o corpo fala com linguagem não-verbal. Ainda, mostra como a comunicação corporal pode ser utilizada para detectar mentiras. Embora os personagens não sejam tão profundos, os roteristas conseguem ganhar a atenção dos espectadores até o fim de cada episódio.

Comunicação Não-verbal na série Lie to Me – Minta para mim, se puder: VTM Neurodiagnóstico, tratamento e diagnóstico em Saúde Mental e Neurologia.

O que é comunicação não verbal?

 A linguagem não verbal reune a expressão facial, gestos e reações do corpo a diversos estímulos. As relações interpessoais têm impacto direto na comunicação não verbal de uma sociedade ou cultura. O relacionamento interpessoal é a conexão realizada por dois ou mais indivíduos. Diz respeito a como nos relacionar com outras pessoas. Fundamental em organizações, essa comunicação reflete a capacidade de operar em uma estrutura empresarial, como também mostra sentimentos e emoções. Pode ajudar líderes para delegar tarefas a partir de perfil e possibilita feedback imediato.

Função da linguagem não verbal

  • Substituir uma expressão ou fala;
  • Atribuir “valor” à fala, pausas e gestos, para aumentar a compreensão do que é dito;
  • Mostrar relações de poder e influências interpessoais;
  • Contradizer o que está sendo falado ou ironizar;
  • Complementar mensagens e enfatizar o que é dito.

Formas de Linguagem não verbal

Expressão facial – Através do rosto transmitimos ou ocultamos emoções. A expressão reflete o estado de humor e atitudes interpessoais. Associada com a fala, é a principal fonte de informação sobre a reação de alguém a um estímulo.

Gestos – Ações do corpo trazem mensagens específicas, na maioria das vezes são movimentos espontâneos e podem revelar tensão nervosismo, por exemplo em rabiscar papeis ou mexer em objetos ou balancar pés ou pernas em uma reunião.

Postura e expressão corporal – São as posições assumidas pelo nosso corpo. Diversos livros indicam que essas posturas estão associadas ao inconsciente e transmitem mensagens “O corpo fala”.

Aparência – A forma de se vestir e o ‘estilo’ pessoal de corte de cabelo e outras características se associam com a primeira impressão de alguém. Influencia e condiciona respostas de outras pessoas.

Tipos de Linguagem não verbal

Proxêmica – Conectada ao uso de espaço ao redor para comunicação. É a proximidade relativa ao outro em conversas e reuniões. Em cada grupo cultural e social existe um padrão de uso de espaço e aproximação.

Cinésica – São os movimentos corporais utilizados. Desde gestos até a postura e expressão corproal fazem parte dessa linguagem.

Características físicas – Vestimentas, aspectos físicos que provocam algum impacto no outro. Já dizia o ditado ” a primeira impressão é a que fica”.

Paralinguagem – São os sons que integram o vocabulário – a maneira de falar, a entonação da voz usada e eventuais pausas são formas de paralinguagem.

Como melhorar a relação com outras pessoas

A interpretação da comunicação não verbal pode auxiliar a entender qual o efeito do que estamos comunicando ao outro. Por exemplo, pernas e braços cruzados indicam barreiras físicas e que talvez essa pessoa não esteja aberta para ouvir tudo que está sendo dito. Sorrir com os olhos, sorrisos genuínos mostram pequenos “pés de galinha” ao redor dos olhos. Ombros contraídos sinal de estresse e tensão. Essas são algumas das muitas expressões na linguagem não verbal que pode auxiliar-nos a perceber como interagir com outras pessoas.

Dificuldade em relacionamentos interpessoais

Mesmo com leitura e conhecimento sobre comunicação não verbal, muitas vezes pode existir dificuldade em interagir com outras pessoas – seja por algum tipo de desmotivação ou por ausência de experiência de como realizar a interação, ou outro motivo. Caso essa dificuldade esteja permanente, sugere-se a busca de um profissional para psicoterapia, que auxilia na análise e em melhorar a interação interpessoal.