O Batman 2022 e a “luta contra sociopatia”

O Batman de 2022 coloca o vilão Charada novamente em destaque dentro do universo ligado ao Batman. Na nova Obra, o nome do personagem é Edward Nashton. A história mostra o vilão com percepção de que é alvo de diversos membros da elite de Gotham enquanto tenta revelar a ‘verdade, como um grande antagonista do herói. Desprezo e sadismo cognitivo são características propostas para esse vilão.

Em um momento do filme, Edward justifica a própria personalidade por características de sua infância que tiveram contribuição para aumento de insatisfação e raiva. Na verdade, pessoas com transtorno de personalidade antissocial (TPAS) podem começar a demonstrar sintomas na infância, mas não é possível diagnosticar a condição até a adolescência ou idade adulta.

Para crianças normalmente, há um diagnóstico que mostra relação com TPAS, que é o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD). Por isso, a necessidade de tratamento precoce desse transtorno. Já quem tem TPAS costuma infringir leis, mentir, agir impulsivamente e desconsiderar sua própria segurança ou a segurança dos outros. Os sintomas podem diminuir com a idade a partir de intervenções psiquiátricas e psicoterapêuticas.

Sociopata é um rótulo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade antissocial. Charada mostra diversas vezes características próprias de TPAS, como comportamento manipulador, falta de empatia ou remorso, comportamento de risco, desonestidade e narcismo. Em sadismo cognitivo, o vilão deixa pistas e mensagens para o Homem-Morcego em todas as cenas de crime e, com a ajuda de Selina Kyle, uma garçonete que trabalha no clube do chefe da máfia Carmine Falcone, e o tenente da polícia Jim Gordon, o Batman trabalha para resolver o mistério que conecta os assassinatos antes de Charada ir atrás de seu próximo alvo.

batman #sociopata #psiquiatria #psicologia #tod #transtornoopositivodesafiador #comportamento #antissocial #narcisismo #falsidade #insensibilidade #hostilidade #impulsividade #irresponsabilidade #charada #batman2022 #transtornodepersonalidade