Como o Neurofeedback pode auxiliar em Demência?

O que é Neurofeedback?

O tratamento com Neurofeedback (

) também chamado por neuromodulação autorregulatória, neurobiofeedback, neuroterapia, ou EEG biofeedback, é um tipo de terapia que utiliza como principal método a eletroencefalografia (EEG). Os dados são exibidos em tempo real, enquanto o paciente realiza uma série de tarefas, o sucesso nessas tarefas é ocasionado quando o paciente controla a atividade do sistema nervoso central, conforme solicitado pelo profissional.

Como o NFB pode auxiliar em demência?

Pesquisas recentes mostram que o neurofeedback pode melhorar significativamente alguns componentes da memória e do funcionamento executivo em pessoas com demência. Pessoas com demência exibem anormalidades comuns no mapeamento cerebral, o que inclui atividade excessiva de ondas lentas (delta ou 1-3,5 Hz; teta ou 4-7 Hz), potência falecida em alfa (8 -12Hz) e beta (13-30Hz), e uma frequência alfa dominante mais baixa.
Protocolos de neuroterapia individualizados (ou seja, com base no QEEG) foram utilizados para as sessões de #neurobiofeedback de 30 a 40 horas recebidas por aqueles no grupo de tratamento. Uma ampla variedade de avaliações psicológicas e neuropsicológicas foram administradas pré e pós-tratamento para determinar mudanças no funcionamento executivo, memória e QEEG.
Os participantes do grupo de neurofeedback tiveram melhorias estatisticamente significativas na memória verbal, fluência verbal, memória visual, função executiva e inibição comportamental no pós-teste.
Estudos mostram que o treinamento de neurofeedback resulta em melhora significativa na memória e em alguns aspectos da função executiva, em comparação com grupos semelhantes, chamados controles. Isso sugere que o neurofeedback é um tratamento possivelmente eficaz para demência. A descoberta de que a eficácia do neurofeedback é maior em pessoas com função de memória mais intacta sugere que essa intervenção é mais fortemente indicada para casos em estágio inicial e que o tratamento precoce é essencial para manutenção das funções executivas. Também sugere que o aprendizado e a memória estão envolvidos no mecanismo de ação do NFB.

#neurofeedback #demenncia #reforçocondicionado #biofeedback #neurobiofeedback #barradatijuca #rj #neurofeedbackrj #psiquiatria #psicologia #Neurologia #fisioterapia qeeg #eeg