Exame de eletroencefalograma (EEG) em crianças

O eletroencefalograma (EEG) e o mapeamento cerebral (EEGq) são exames diagnósticos que monitoram a atividade elétrica cerebral. Podem ser realizados com e sem sedação. Esses exames são essenciais para verificar como estão impulsos elétricos em cada região do cérebro. Alterações detectadas por essas avaliações podem apoiar análises clínicas sobre alterações em ações, pensamentos e emoções.

Um estudo recente mostrou que 91% das crianças com alterações no traçado do EEG tinham suspeitas de atrasos no desenvolvimento. O EEG infantil auxilia a verificar anormalidades, apoiando diagnósticos psiquiátricos e de transtornos neurológicos. Por exemplo, a epilepsia, doença representada por alterações neuronais que podem, ou não, ser acompanhadas de convulsões.

Quando realizado durante a primeira infância, o EEG auxilia na identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Além disso, pode sinalizar mudanças provocadas por inflamações, tumores, edemas, AVC (acidente vascular cerebral) e doenças neurodegenerativas.

#eeg#Mapeamentocerebral#criança#EEGq#eletroencefalograma#eletroencefalografia#barradatijuca#zonaoeste#riodejaneiro#neurologia#psiquiatria#Neurologiainfantil#psiquiatriainfantil#eegcomsedacao]