Saiba já quais são os principais neurotransmissores e suas funções!

O cérebro funciona através de condução elétrica provocada por estímulos que podem ser provocados por Neurotransmissores. Essas substâncias químicas produzidas nos neurônios ou células nervosas tem uma função de realizar biossinalização. Esses neurotransmissores são responsáveis pela comunicação entre os neurônios. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final em algum órgão ou músculo específico.

Dopamina

Controla a estimulação e os níveis do controle motor. Quando os níveis estão baixos existe a limitação motora, como por exemplo, no mal de Parkinson, Presume-se que a cocaína e a nicotina atuam liberando uma quantidade maior de dopamina na fenda sináptica. A cocaína inibe a enzima monoamina oxidase (MAO), neuronal da recaptação e estimula a liberação de noradrenalina e dopamina.

Serotonina

Possui forte efeito no humormemória, aprendizado, alimentação, desejo sexual e sono reparador. A falta desse neurotransmissor está associada com transtornos depressivos, alimentares, sexuais e insônia. Para sua boa produção é importante o consumo de triptofano, uma boa rotina de 6 a 8h de sono e exercícios regulares.

Acetilcolina

A acetilcolina (ACh) controla a atividade de áreas cerebrais relacionadas à atençãoaprendizagem e memória. É liberada pelos núcleos colinérgicos e é responsável pelo sistema parassimpático atuando na junção neuromuscular para contrair músculos esqueléticos e contrair o sistema digestivo e excretor, efeito oposto ao da adrenalina.

Noradrenalina

A noradrenalina (NA) induz a concentração, excitação física e mental e conduz ao bom humor. A produção é centrada na área do cérebro chamada de Cerúleo, e atua na sensação de “prazer”. Sua falta está associada a transtornos depressivos.

Glutamato

O principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso que está associado com aprendizagem e memória. O glutamato atua em duas classes de receptores: os ionotrópicos (que quando ativados exibem grande condutividade a correntes iônicas) e os metabotrópicos (agem ativando vias de segundos mensageiros). Os receptores ionotrópicos de glutamato do tipo NMDA são implicados como protagonistas em processos cognitivos que envolvem a destruição de células.

 GABA – Ácido gama-aminobutírico

O GABA é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central. É sintetizado a partir do glutamato, o principal excitatório. Está associado com a redução de ansiedade e aumento da sensação de “calma”.

Ocitocina

É produzida no hipotálamo e está associada com contrações musculares uterinas, mas também com o sentimento de amor – a Ocitocina modula a sensibilidade ao medo. Aumenta atitutes positivas.

Endorfina

Substância química associada com aumento de disposição física e mental. Alivia dores e melhora a concentração e o sistema imunológico. Está associada com a liberação de hotmônio do crescimento (HC) e a adrenocorticotrófico (ACTH) que estimula a produção de adrenalina e cortisol.

Adrenalina

É responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos. Em momentos de “stress”, as suprarrenais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para esforços físicos, aumenta a frequência cardíaca, eleva a tensão arterial, relaxa alguns músculos e contrai outros associados com fuga ou luta.

#neurologia #neurotransmissores #adrenalina #endorfina #ocitocina #endorfina #noroadrenalina #gaba #glutamato #acetilcolina #serotonina #dopamina