Você está visualizando atualmente Ansiedade e Depressão na adolescência no filme As Vantagens de Ser Invisível
Depressão na adolescência presente no filme As Vantagens de Ser Invisível. VTM Neurodiagnóstico - Tratamentos em Neurologia e Saúde Mental.

Ansiedade e Depressão na adolescência no filme As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível é um filme estrelado por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. Traz a história de Charlie, um adolescente que está no ensino médio e sofre de depressão e ansiedade. É muito interessante pois retrata como podem ser as vivências de um adolescente e como essa fase pode ser complicada e cheia de obstáculos e desafios a serem enfrentados, como por exemplo, as dificuldades de fazer amizades, as relações amorosas, as pressões na escola. E mais ainda, traz a reflexão de que mesmo quem parece estar bem ou tem todos os motivos para estar bem, pode ter depressão.

Adolescentes podem ter depressão?


A partir da história de Charlie é possível entender que a depressão pode estar em todas as idades. Na adolescência pode ser mais recorrente, justamente por ser uma fase de muitas mudanças e cobranças para o jovem, além dele estar em busca da aceitação e reconhecimento do outro e isso pode causar sofrimento. Com isso, é muito importante estar atento aos sinais que o adolescente dá, porque muitas vezes pode não ser apenas uma fase difícil da vida ou um “drama de adolescente”, como muitos falam, mas algo persistente e que de fato prejudica a saúde mental da pessoa.

O que causa a depressão?

A depressão não tem uma causa específica, mas fatores genéticos e ambientais podem contribuir para desenvolvimento. Na adolescência, alguns pontos devem ser considerados e melhor entendidos são: baixo rendimento escolar, comportamento agressivo, mau humor excessivo e irritação, isolamento, falta de interesse no futuro e nas atividades cotidianas, passar muito tempo no ambiente virtual e só ter prazer com isso. Deve-se ressaltar que é comum as mudanças de comportamento nessa fase da vida e que o adolescente costuma ter alguns rompantes, e não necessariamente é uma depressão. Entretanto, é sempre importante que os pais estejam presente na vida dos filhos. Os profissionais da área de educação também precisam estar atentos, uma vez que os sinais da depressão podem se manifestar de formas bem sutis, mas com graves implicações no bem-estar do adolescente.

Tratamento de depressão para adolescentes?

A depressão tem tratamento com médicos e psicólogos, permitindo uma vida feliz e com qualidade. Além de psicoterapia, é possível realizar neuromodulação ativa através de Neurobiofeedback. Que é um tratamento não farmacológico, que realiza neuromodulação autorregulatória. Para isso, utiliza o mapeamento cerebral através de eletroencefalograma (EEG) monitorado em tempo real durante a terapia. Esse tratamento é consagrado e mostra inúmeras pesquisas com depressão em adolescentes. Além de aplicação clínica e em pesquisas com efeito positivo em atenção, foco e concentração; reabilitação cognitiva; regulação do sono; avaliação e controle do estresse; aumento de performance mental e física pré concurso e vestibular; redução de sintomas de TPM – Tensão Pré-Menstrual; treinos que auxiliam no tratamento de diversos distúrbios e transtornos psíquicos e emocionais, como impulsividade, TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Depressão, TGA ou Transtorno de ansiedade generalizada, Transtorno do pânico, Transtorno Bipolar, TEA – Transtorno do espectro autista, entre outros comuns de serem descobertos durante essa fase da vida. Depressão bão é drama. Busque ajuda e caso você conheça alguém que esteja passando por essa situação, oriente-o a consultar um profissional.

#vtmneurodiagnostico #saudemental #depressão #transtornodepressivo #ansiedade #setembroamarelo #filme #adolescente #saudemental #psicologo #psiquiatra #neurologista #pediatra #mae