Obsessão e desejo de vingança: A Pele que Habito

Em A Pele que Habito, de Pedro Almadóvar, Roberto Ledgard, interpretado por Antonio Banderas, é um conceituado cirurgião plástico obcecado por um projeto misterioso. Esse projeto envolve a criação de uma pele sintética em uma cobaia humana, mantida aprisionada dentro de casa. Com o passar da trama, os objetivos e motivações do médico revelam cada vez mais um passado doentio com sentimento de vingança.

Para área de Saúde Mental, a vingança é um desvio de comportamento de quem não aceita ser contrariado – em situações traumáticas, pode haver confusão entre justiça e vingança. A diferença entre ambas está nas regras instituídas para cada caso e, no caso da vingança, existem sentimentos negativos associados, como ressentimento, pessimismo, raiva e estresse. Tudo isso pode impactar na redução do sistema imunológico e, consequentemente, no aparecimento de doenças físicas.

Um agravante da busca por vingança está nos pensamentos obsessivos – imagens recorrentes e persistentes que são vivenciadas como intrusivas e indesejadas. Essas obsessões podem estar associadas com comportamentos compulsivos ou atos mentais nos quais a pessoa se sente compelida a executar em resposta da obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente, como mostra o filme do Almadóvar.

O que é TOC?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é entendido como obsessões e pensamentos que invadem a mente da pessoa, de forma persistente e ela não consegue controla-los. Para se livrar deles, o sujeito cria rituais compulsivos, com várias regras rígidas, os quais ajudam a aliviar a ansiedade. Se não o fizerem, acreditam que algo horrível pode lhes acometer. Conforme o transtorno se agrava, as obsessões e compulsões podem afetar cada vez mais a vida do indivíduo, se tornando um impedimento em várias esferas da sua vida.

Tratamentos para Transtorno Obsessivo-compulsivo


O TOC possui tratamentos que permitem que o sujeito tenha uma vida de qualidade. Como algumas possibilidades, existe a psicoterapia, o Neurofeedback, a Realidade VirtualEstimulação Magnética Transcraniana, entre outros. Eles podem ser usados isoladamente ou de forma combinada, dependendo do caso. O Neurofeedback trata-se de uma neuromodulação, a qual monitoria a atividade cerebral. Já a Realidade Virtual é um treino que traz benefícios cognitivos, físicos e emocionais para o paciente e ainda, a ETM que age por meio da ativação de áreas especificas do cérebro, reduzindo os sintomas. É aconselhável consultar um médico para buscar a melhor forma de tratamento!

#obsessão #compulsão #almadóvar #napelequehabito #antoniobanderas #saudemental #estresse #raiva #sistemaimunologico #psiquiatria #psicologia