NEUROLISE POR TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX PARA NEUROLOGIA)

O que é neurólise por toxina botulínica (Botox)?

É um tratamento o qual se utiliza da toxina botulínica com objetivo terapêutico e não estético, em que atua seletivamente no terminal nervoso periférico colinérgico, levando a um bloqueio na liberação das vesículas de acetilcolina sem destruí-las. Em suma tem o potencial de relaxar ou paralisar o músculo selecionado de forma temporária.

Para que serve o Botox na neurologia?

Já existem inúmeras doenças em que a neurolise com toxina botulínica pode ajudar a aliviar os sintomas dolorosos e aumentar a funcionalidade do paciente. Por exemplo, nas distonias, torcicolo espasmódico, blefaroespasmo, espasmo hemifacial e outras distonias. Além disso, é uma técnica muito utilizada na reabilitação dos pacientes pós AVC os quais geralmente ficam com seus membros enrijecidos- espasticos e a toxina botulínica ao diminuir essa rigidez ajuda a aumentar o arco de movimento sendo muito importante em seu processo de reabilitação.

Outra importante indicação que cada vez mais tem se popularizado é o tratamento de cefaleia crônica por toxina botulínica, o mecanismo não é totalmente conhecido, mas parece que há uma diminuição da liberação de algumas substancias que causam a inflamação nos vasos sanguíneos. O resultado após a aplicação seria a redução no número de crises de cefaleia e sua intensidade.

Há outras indicações terapêuticas: para o tratamento de bexiga neurogênic-não neurogênica- ou dissinergia vésico-esfincteriana, a qual a toxina botulínica age no esfíncter relaxando-o, diminuindo a indesejável resistência uretral facilitando o processo da micção.

Onde posso realizar o procedimento? No hospital? No consultório?

Geralmente a técnica é realizada em consultório e a técnica quando realizada por medico com expertise é considerada muito segura.

Contra indicações

A contra indicação absoluta seria alergia a toxina botulínica.

Riscos/Efeitos adversos

O risco maior seria alergia, mas outros já foram encontrados como fraqueza muscular, desalinhamento das pálpebras, assimetrias, ptose palpebral.

Qual a periodicidade do tratamento?

Geralmente a toxina tem um efeito de 3 meses, portanto a aplicação geralmente é realizada trimestralmente.

Como é o tratamento para enxaqueca com o Botox?

Primeiramente, o paciente em questão deve apresentar mais de 15 episodios/mês para se ter beneficio com a técnica. Geralmente o médico aplica a toxina em cerca de 31 a 39 pontos da cabeça e do pescoço do paciente. A toxina inibe a liberação de substancias que provocam inflamação nos vasos e também promove o relaxamento muscular levando a uma diminuição dos estímulos que provocam a dor. Dessa forma o objetivo das aplicações trimestrais seria reduzir a frequência e intensidade das dores.

Neurólise por toxina botulínica e Depressão (TDM)

Existe um pequeno, mas crescente conjunto de evidencias sugerindo que a toxina botulínica pode ser útil no tratamento da depressão. A principal hipótese para os efeitos benéficos propostos da TB seria através de um tipo de “feedback facial”. Humor baixo e depressão são frequentemente associados a uma expressão facial triste. Como se o seu corpo refletisse seu estado mental. A ideia seria, e se o corpo não conseguisse expressar seu sentimento, talvez seu cérebro mudaria sua atividade neural por não reconhecer sua expressão, levando a uma melhora dos sintomas da depressão. Os estudos realizados apoiam que a musculatura facial não apenas expressa, mas também regula os estados de humor. Em geral os resultados dos estudos controlados, randomizados e cegos sugerem que a TBA pode ser um tratamento promissor para o TDM. No entanto, ainda há limitações importantes nos estudos realizados e mais estudos com maior rigor acadêmico serão necessários.

Prim Care Companion CNS Disord. 2018 Oct 4;20(5). pii: 18r02298. doi: 10.4088/PCC.18r02298.