NEUROBIOFEEDBACK E BIOFEEDBACK: Tratamentos

O que é Neurobiofeedback?

Por que não consigo ficar atento, concentrado e com foco? Por que sou tão desorganizado? Por que realizo determinado padrão de comportamento mesmo sabendo que ele me prejudica na escola, no trabalho, em meus estudos ou em minha vida social? Como saber o que deve ser corrigido para que eu consiga progredir e possa alcançar meus objetivos?

Em nossa vida, procuramos sempre ajuda de profissionais objetivando um retorno do que há de errado conosco, um feedback. Ou até mesmo nos observamos, nos autoavaliamos no intuito de perceber qual fora nossa reação e o que sentimos em uma determinada situação, de estresse, por exemplo. Na maioria das atividades o feedback é talvez o principal instrumento para nossa mudança e progresso. E se pudéssemos utilizar a tecnologia que demonstrasse o que acontece com nosso cérebro e, além disso, fizesse com que nós tivéssemos a capacidade de modular sua própria atividade neuronal?

No neurofeedback, um tipo de neuromodulação autorregulatória por meio da captação de sinais do cérebro através de um eletroencefalograma, o próprio indivíduo aprende a regular seus padrões de atividade cerebral. Essa abordagem terapêutica funciona como uma janela transparente ou uma antena que capta em tempo real, o que acontece no cérebro possibilitando fazer reparos durante a realização de determinadas tarefas.

Qual o público alvo para neurofeedback?

Pacientes com TDAH, déficit de memória, Compulsão alimentar e outras doenças neuropsiquiátricas.

Qual o profissional que realiza o procedimento?

Geralmente é realizado por psicólogos e médicos, mas pode ser um profissional que esteja qualificado em neurociências.

É um método seguro?

Sim, quando realizado por profissional qualificado.

Quantas sessões são necessárias para realizar o tratamento?

Isso será determinado pelo profissional após uma avaliação adequada do paciente, no entanto geralmente há necessidade de 30 a 40 sessoes.

Neurobiofeedback e TDAH

Em recentes pesquisas com rigor acadêmico (randomizados/controlados) sugerem que 30 a 40 sessoes de neurofeedback são eficazes tal qual o metilfenidato na redução dos sintomas de falta de atenção e hiperatividade com aumento do desempenho acadêmico superior após o tratamento.

Curr Psychiatry Rep. 2019; 21(6): 46.

Neurobiofeedback e transtorno de ansiedade

Muitos estudos foram feitos, mas ainda não há evidencia acadêmica sobre o uso de neurobiofeedback. Dados ainda muito inconsistentes.

Neurobiofeedback e dependência química

Apesar de ainda ter muita falta de estudos controlados randomizados, alguns estudos demonstram efetividade no tratamento para dependência química, alcoolismo e dependência de jogos e digital com NF.

Front. Psychol., 26 September 2017 | https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01688

Basic Clin Neurosci. 2016 Apr; 7(2): 143–158.