Distração, impulsividade? Saiba agora se tem déficit de atenção -DDA

Distúrbio do Déficit de Atenção – DDA. VTM Neurodiagnóstico, tratamentos em Neurologia e Saúde Mental.

O DDA tem alto impacto na sociedade porque aumenta o estresse familiar, traz prejuízo nas atividades escolares e vocacionais, assim como na auto-estima de crianças, adolescentes. Crianças com esse transtorno mostram risco maior de desenvolver outras doenças em saúde mental, como ansiedade e pode estar conectado com hiperatividade entre outros desafios. Porém, quando sabemos se alguém está distraído ou tem o transtorno do déficit de atenção? Para isso, trouxemos as principais características!

Sintomas de DDA

  1. Dificuldade de finalizar tarefas
  2. Não consegue se concentrar no que outras pessoas falam
  3. Dificuldade em ficar parado
  4. Interrupção de tarefas ou conversas
  5. Falta de objetivos bem definidos e planejamento
  6. Dificuldade em ficar em filas ou de aguardar a vez

O que é DDA? Qual a diferença entre DDA e TDAH?

DDA é um transtorno que ocorre no córtex pré-frontal, o que afeta principalmente a função executiva, ou seja, a capacidade de manter atenção, organizção, de refrear pensamentos e ações impulsivas e, até mesmo de expressar emoções. Isso traz diversas dificuldades para o paciente e pode estar associado com hiperatividade.

Quando o DDA está associado com hiperatividade, chamamos de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, TDAH. O TDAH tem sintomas desde a infância, é caracterizado pela inquietude e desatenção excessiva com impulsividade. Como a agitação e a falta de concentração atrapalham o rendimento escolar, é natural que os pais procurem tratamento para esse tipo de quadro. Tais crianças, muitas vezes são rotuladas como “avoadas”, “bagunceiras” ou “travessas”, mas, na verdade, a melhora do transtorno impacta diretamente na melhora dos pensamentos e ações dessa criança.

Em adultos, os casos de DDA ou TDAH, são mais discretos e caracterizam-se por irritabilidade com questões do cotidiano, baixa resistência à frustração e falta de concentração para tarefas e atividades ocupacionais.

Diagnóstico e Tratamento para DDA ou TDAH

Existem tratamentos farmacológicos, através do uso de medicamentos específicos para DDA e TDAH. Assim como tratamentos não farmacológicos, para crianças e adolescentes, uso de Neurofeedback associado com treinamento mental em psicoterapia cognitivo-comportamental e, para adultos, Estimulação Magnética Transcraniana. Ambos métodos são associados com estímulos cerebrais, aplicadas para diferentes objetivos e, por serem seguras, a EMT, assim como o Neurofeedback se mostram uma ferramenta útil à neurologia, e psiquiatria, pois são capazes de mapear o córtex cerebral e estabelecer sua excitabilidade. A EMT é recomendada para adultos por terem o sistema nervoso central já maduro, pois trabalha com bloqueio e facilitação de ação em estruturas corticais. Já o Neurofeeck é mais indicado para crianças porque trabalha com aplicação diagnóstica e terapêutica combinadas com modulação de comportamento e pensamento associados com terapia.

#emt #estimulaçãomagnéticatranscrania #dda #tdah #deficitdeatenção #neurofeedback