Testes Neuropsicológicos para Laudos

Os atestados psicológicos são emitidos quando um tratamento de saúde mental ocorre e requer interrupção laboral, ou seja, pausa no trabalho ou nos estudos. Desse modo, o atestado é uma forma de assegurar legalmente um tempo necessário para que o paciente possa se recuperar – Isso é um direito do trabalhador, de maneira que possa se recuperar para voltar às suas atividades laborais com saúde e equilíbrio. O psicólogo pode emitir um atestado psicológico por no máximo quinze dias. Porém, caso a pausa se prolongue, a empresa poderá enviar o funcionário à perícia da Previdência Social.
O laudo neuropsicológico é necessário para desfecho decorrente da avaliação e pode ser utilizado não apenas pelo paciente, mas também por familiares e equipe multiprofissional. A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento que avalia as funções cognitivas do indivíduo, tais como, atenção, aprendizagem, memória, linguagem, aspectos sociais, emocionais e funcionais. 

Para quem é indicado?

É indicada para pessoas com Transtornos de Aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demências, transtornos de ansiedade, deficiência cognitiva e em Transtorno do Espectro Autista (TEA). O laudo neuropsicológico auxilia em diagnóstico, tratamento e justifica interrupção de atividades laborais/ acadêmicas e pode ser emitido pelo psicólogo junto ao psiquiatra. O laudo conjunto é essencial para fins de comprovação junto ao INSS (em caso de distanciamento das atividades laborais por longo prazo ou solicitação de aposentadoria). Todavia, o mais importante é ter um diagnóstico preciso e tratamento bem direcionado.

Planos de saúde conveniados

Nossa equipe está a disposição para melhor orientar sobre autorizações e reembolso! Clique no botão do whatsApp e fale conosco!

Últimos vídeos