Avanços na melhora da memória em Alzheimer!

Os avanços recentes no tratamento do Alzheimer incluem o desenvolvimento de novos medicamentos, como o lecanemab e o donanemab, que demonstraram capacidade de retardar a progressão dos sintomas da doença. Essas descobertas são um marco importante após anos sem grandes novidades na área. Além disso, os avanços no diagnóstico precoce do Alzheimer, utilizando exames de imagem, líquor e sangue, representam uma revolução, permitindo intervenções mais eficazes nas fases iniciais da doença. Contudo, preocupações sobre os efeitos colaterais e o alto custo desses tratamentos ainda são desafios a serem superados.

Nova estratégia para restaurar prejuízos na memória de pessoas com Alzheimer

Um recente estudo mostrou novas possibilidades para doença de Alzheimer. Na doença de Alzheimer, a plasticidade sináptica é obstruída pela tau patogênica no cérebro, representando um mecanismo chave subjacente à perda de memória no Alzheimer e tauopatias relacionadas. Recente pesquisa descobriu que níveis reduzidos da proteína KIdney/BRAin associada à memória (KIBRA) no cérebro e níveis aumentados de proteína KIBRA no líquido cefalorraquidiano estão associados ao comprometimento cognitivo e aos níveis patológicos de tau na doença. Em seguida, a pesquisa definiu um mecanismo para reparo da plasticidade em #neurônios vulneráveis usando o terminal C da proteína KIBRA (CT-KIBRA). Isso mostrou que CT-KIBRA restaurou a plasticidade e a #memória; no entanto, o CT-KIBRA não alterou os níveis de tau nem impediu a perda de sinapses induzida por tau. Em vez disso, descobrimos que o CT-KIBRA estabilizou a proteína quinase Mζ (PKMζ) para manter a plasticidade sináptica e a memória, apesar da patogênese mediada pela tau. Assim, esses resultados distinguiram o KIBRA tanto como um biomarcador de disfunção sináptica quanto como base para um mecanismo de reparo sináptico para reverter o comprometimento cognitivo na tauopatia.

Por que esse estudo é importante para quem tem Alzheimer e profissionais da neurologia?

As aplicações práticas da descoberta relacionada à doença de Alzheimer, centrada na proteína KIBRA e no mecanismo de reparo da plasticidade sináptica usando CT-KIBRA, incluem:

Desenvolvimento de Biomarcadores

A associação entre níveis alterados de KIBRA no cérebro e no líquido cefalorraquidiano com o comprometimento cognitivo e níveis patológicos de tau oferece uma nova via para o desenvolvimento de biomarcadores. Esses biomarcadores podem ser utilizados para diagnóstico precoce, monitoramento da progressão da doença e avaliação da resposta ao tratamento em pacientes com Alzheimer e tauopatias relacionadas.

Novas Estratégias Terapêuticas

A descoberta de que o terminal C da proteína KIBRA (CT-KIBRA) pode restaurar a plasticidade sináptica e a memória sem alterar os níveis de tau ou impedir a perda de sinapses sugere uma abordagem terapêutica inovadora. Isso pode levar ao desenvolvimento de medicamentos ou terapias genéticas que visem a estabilização da PKMζ por meio do CT-KIBRA, buscando melhorar a função cognitiva em pacientes, mesmo na presença de tau patogênica.

Reparo da Plasticidade Sináptica

A capacidade do CT-KIBRA de reparar a plasticidade sináptica em neurônios vulneráveis abre caminho para terapias focadas na restauração da função sináptica e cognitiva. Isso tem implicações significativas para o tratamento de doenças neurodegenerativas, onde a perda de plasticidade sináptica é um fator contribuinte para o comprometimento cognitivo.

Prevenção da Progressão da Doença

Embora o CT-KIBRA não impeça a perda de sinapses induzida por tau, a restauração da plasticidade e da memória pode contribuir para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. Além disso, a intervenção precoce utilizando estratégias que envolvam CT-KIBRA pode retardar a progressão do comprometimento cognitivo em pacientes com tauopatias.

Estas aplicações práticas representam um avanço promissor na busca por tratamentos mais eficazes contra a doença de Alzheimer e condições relacionadas, oferecendo esperança para melhorar a cognição e a qualidade de vida dos pacientes afetados. Caso tenha suspeita da doença marque uma consulta com neurologista pelo whatsapp/ telefone para tratamento precoce com neuromodulação.

Deixe um comentário