Por falta de informação e orientação correta, o paciente de alguma doença mental, infelizmente, ainda sofre muito preconceito da sociedade. Estima-se que, no mundo, cerca de 700 milhões de pessoas sofrem algum tipo de doença mental ou neurológica.
De ansiedade a Doença de Parkinson, de enxaqueca a epilepsia, as doenças mentais, por possuírem diversas causas e sintomas, precisam de um tratamento adequado e personalizado para cada caso. Um dos principais cuidados com o paciente de alguma doença mental é o de sempre priorizar a qualidade de vida dos pacientes.
Algumas podem ser prevenidas com hábitos simples. Uma boa noite de sono, alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas são algumas medidas que devem ser adotadas. Para outras doenças, o acompanhamento médico e até mesmo o uso de medicamento são indispensáveis.
Saúde mental na atualidade
Hoje, com as cobranças e pressões do dia a dia, informações vindo de todos os lados, fica difícil não se estressar ou sofrer de ansiedade.
O próprio estresse, em pequenas doses, tem seus benefícios. Para algumas pessoas ele pode ser o estopim para uma mudança de um emprego que não satisfaz e tomar decisões mais rápidas. Ele também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, estimulando a produção dos hormônios de defesa.
Dependência digital prejudica a saúde mental
Jogos de videogame, celular e computador podem parecer apenas mecanismos de diversão. Quando usado com cautela e parcimônia, não oferecem risco algum. O perigo está quando o individuo começa a se isolar dos amigos e familiares. Negligenciar tarefas importantes, perder interesse por atividades que não envolvam os jogos são comportamentos que também devem ser observados
Aos poucos, esse comportamento pode começar a atrapalhar a vida pessoal e profissional dos indivíduos.
Para saber se você cuida bem da sua saúde mental, acesse o link e faça o teste.