Prática da meditação proporciona uma rotina mais saudável, feliz e positiva
Além de trazer uma sensação de bem-estar à mente, a meditação aumenta a concentração, melhora a qualidade do sono e ajuda no combate a doenças crônicas, ansiedade e depressão.
De acordo com um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com situações de estresse. Isso porque, durante a prática, a enzima telomerase – ligada ao sistema imunológico – tem a sua ação intensificada em até 30%.
A mesma conclusão foi apontada em outro estudo conduzido no Hospital Israelita Albert Einstein, no Brasil. Oito semanas de práticas regulares de meditação, relaxamento e psicologia positiva foram capazes de reduzir em 35,3% os sintomas de estresse, 27,8% os sentimentos de tristeza e preocupação e 14% as emoções negativas – como medo e irritação.
Benefícios da meditação nos sintomas da depressão
Pessoas com depressão sentem uma melhora significativa ao incorporarem a meditação em sua rotina. Além de aliviar os sintomas de tristeza, desânimo, insônia e apatia, há também uma importante redução na incidência de recaídas em quem pratica a atividade.
Estudos apontam, ainda, outras alterações fisiológicas benéficas que acontecem no organismo durante a meditação. Na área cerebral, por exemplo, há ampliação das ondas relacionadas ao relaxamento.
As células do corpo também têm um menor gasto de oxigênio, o que ajuda na redução da frequência cardíaca. Por fim, há uma maior produção de dopamina e serotonina, explicando o aumento das sensações de prazer, motivação e energia.
Conheça os principais benefícios da meditação
– Redução do estresse e da ansiedade
– Melhora no desempenho e satisfação no ambiente de trabalho
– Aumento do bem-estar e da autoestima
– Diminuição da insônia
– Alívio nos sintomas da depressão
– Melhora na concentração, memória e criatividade
– Fortalecimento no sistema imunológico
– Redução da pressão arterial