Ter empatia permite que você enxergue o mundo pela perspectiva de outras pessoas, trazendo benefícios importantes para sua saúde, bem-estar e relacionamentos
Você sabe o que é empatia? É a prática de voltar seu olhar e atenção para situações vividas pelas outras pessoas, de acordo com as perspectivas delas. Isso tudo, sempre mantendo-se neutro e isento dos seus próprios julgamentos.
Sim, talvez não seja um sentimento tão fácil de exercitar – principalmente quando o problema do próximo não aparenta ser uma dificuldade para você. Mas, quando conseguimos enxergar o mundo pelos olhos das outras pessoa, trazemos benefícios importantes para nossa saúde, bem-estar e relacionamentos.
Conheça os benefícios da empatia no seu dia a dia
Estudos recentes mostram que pessoas que praticam a empatia no dia a dia sentem menos estresse, e desfrutam de uma melhor saúde e bem-estar emocional. Além disso, conseguem manter relacionamentos mais saudáveis e duradouros com seus parceiros e amigos.
Ter um sentimento de empatia ainda estreita as parcerias pessoais e profissionais, dissolvendo barreiras e diferenças. Também nos ajuda a ter uma visão menos autocentrada e egoísta, que gera sintomas graves de ansiedade e solidão.
Além disso, no ambiente de trabalho, chefes que adotam uma postura empática tendem a obter um melhor desempenho dos seus funcionários, conquistando o respeito e a confiança de sua equipe.
Como colocar a empatia na sua vida
– Se abra para o mundo, deixe de lado as convicções inflexíveis. Lembre-se, se alguém pensa diferente de você, é porque existem outras possibilidades de enxergar o mundo tão legítimas quanto as suas.
– Seja curioso e converse com pessoas fora do seu círculo social.
– Procure sempre pelas semelhanças, e não pelas diferenças.
– Realmente ouça os outros, e não tenha medo de mostrar suas vulnerabilidades.
– Experimente outra vida. Visite diferentes lugares, absorva diferentes culturas.
Empatia no trabalho voluntário
Dividir um pouco de tempo e talento para fazer o bem, essa é a essência do trabalho voluntário. Mas a história vai além, e estudos recentes mostram o que muita gente já sabia: doar também traz felicidade!
Cientistas fizeram um experimento em Zurique, na Suíça, com 50 pessoas que relataram seus níveis de humor após atos de generosidade. Foi comprovado: quando praticamos o bem e o outro nos reconhece, essa troca empática ativa áreas do cérebro que nos remetem a sensações de felicidade.
Quer começar a ajudar, mas não sabe por onde? A gente indica projetos que fazem a diferença para você conhecer!
Atados – Juntando gente boa – plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas diversas possibilidades de voluntariado.
Amparando JG – acolhe famílias em situação de pobreza extrema no antigo aterro sanitário de Jardim Gramacho.
Projeto RUAS – promove o bem-estar e cidadania da população em situação de rua no Rio de Janeiro.